Na próxima sexta-feira (25), a partir das 19h, ocorre a abertura da 13ª edição do Santos Jazz Festival, no Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3 – Valongo – Santos).
A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos recebe dois artistas talentosos da nova geração: Alice Caymmi e Catto, com uma bela homenagem a dois ícones sagrados da música popular brasileira: Gal Costa que faria 80 anos em setembro e Caetano Veloso.
Ao todo, serão 13 apresentações, duas internacionais, uma dos EUA e outra de Moçambique. Já no sábado (28), os shows seguem das 14h às 1h. (Confira a programação abaixo). Por lá, terá uma feira criativa com cerca de 30 expositores locais, praça de alimentação e um espaço kids.
No domingo (29), a partir das 15h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos), mais homenagens, desta vez a Elis Regina que também completaria 80 anos. O jornalista e escritor Júlio Maria vai relançar o livro “ELIS – NADA SERÁ COMO ANTES”, com histórias inéditas, comandará um bate-papo que terá a participação da cantora Indiana Nomma, interpretando Elis.
“Estamos ansiosos para mais um ano, nosso festival já é tradicional e movimenta o público da região e de outras partes do estado incrementando a economia local. Por ser no último fim de semana de julho, temos o privilégio de encerrar a programação de férias. Com essa edição, fecharemos a totalidade de shows em pouco mais de 250 apresentações – sempre mesclando artistas locais com os de repercussão nacional e até internacional de todas as vertentes do jazz, não esquecendo de reverenciar os grandes nomes da música”, conta Denise Covas, diretora- executiva do festival.
Ingresso Solidário
Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS), teremos o “ingresso solidário”, um quilo de alimento não perecível, em homenagem ao Herbert José de Sousa, mais conhecido como Betinho, que foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos, criador do projeto “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”.
Mais sobre o Festival
O line-up sempre busca representar a diversidade com a presença de artistas negros, LGBTQIAPN+, mulheres e pessoas de todas as gerações justamente para agregar todos os públicos. Aliás, o compromisso com a representatividade Lgbt+ foi firmado com o Conselho Municipal de Políticas LGBT (CONLGBT) e segue como todos os anos, um festival diverso, grátis e plural.
“O Santos Jazz Festival tem no DNA trazer música boa, artistas renomados e valorizar os nossos músicos locais com o objetivo de democratizar o acesso e ampliar o repertório cultural em nossa região. Por isso, todas as nossas atividades são gratuitas para todos os públicos. O Santos Jazz tem como identidade a promoção da inclusão e o respeito à diversidade. Não por acaso o festival sempre destaca e prioriza a escalação de talentosos artistas negros, mulheres e LGBTQIAP+ na programação de shows do festival, diversidade que também é constatada na nossa plural equipe de produção” diz Jamir Lopes, curador e diretor de produção do festival.
Confira a programação completa do Santos Jazz Festival
Dia 25\07\2025 (sexta) – Arcos do Valongo
18h – VDJ Mamuth
19h – Orquestra Sinfônica Municipal de Santos convida Alice Caymmi & Catto – Homenagem à Gal Costa e Caetano Veloso
21h Keith Dunn (EUA) & The Simi Brothers
22h30 Rosa Rosah & Banda – Lançamento do álbum ”O Som do Guizo”
23h50 Joabe Reis Quinteto convida Vanessa Moreno
Dia 26\07\2025 (sábado) – Arcos do Valongo 14h VDJ Mamuth
14h30 Camerata e Coral do Projeto Guri
15h30 Quarteto Prêt-à-porter – com Kadu Abecassis, Bárbara Dias, Fabiano Guedes e Tanauan Nogueira
17h Americana Jazz Big Band
18h30 Big Chico –Tributo aos 100 anos de BB King
20h Ivan Mazuze & Neu Conceição + Banda – artistas de Moçambique
21h30 “Michael in Jazz” – com Gibi Wagner & Gab Veneziani + Banda
23h30 Marcelo Mariano Quinteto convida Pedro Mariano
01h Baile Charme Chocolate Chic com o DJ Mamuth e convidados.
Dia 27\07\2024 (domingo) – Pinacoteca Benedicto Calixto
15h – “Cantos & Contos – Elis 80 anos” – lançamento da nova edição do livro “Elis – Nada Será Como Antes”- do jornalista Júlio Maria (Cia das Letras) e a cantora Indiana Nomma, interpretando Elis
17h Theorema Trio convida Monna
História do Santos Jazz Festival
Desde a primeira edição, em 2012, grandes músicos são homenageados. Já foram mais de 240 shows, com mais de mil músicos envolvidos em cerca de mais de 300 horas de música.
Também já foram ministradas cerca de 45 oficinas com grandes artistas que passaram no festival e músicos locais. Ao todo, mais de 100 mil pessoas já conferiram os shows do Santos Jazz Festival.
O 13º Santos Jazz Festival tem a chancela de incentivo da Lei Rouanet com patrocínio master das empresas Santos Brasil e Porto de Santos e patrocínio da empresa DP World.
A correalização é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria da Cultura e apoio cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto e Sesc Santos.
O evento conta também com emendas parlamentares dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira e Marcos Libório.
Programa Jornal Enfoque
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.