Coletivo independente formado para fortalecer o audiovisual regional e ampliar o acesso da população à cultura, o Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) realiza entre os dias 27 e 29 de agosto a 16ª edição da MOSTRA MABS, em Santos.
Desse modo, o evento, gratuito, ocupará o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro) com a exibição de 14 curta-metragens produzidos na região e o Fórum Audiovisual da Baixada Santista. E também o Museu da Imagem e do Som – MISS (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), com um debate entre realizadores e curadores.
Programação
A programação começa na quarta-feira (27), no Teatro Guarany com a realização do Fórum Audiovisual da Baixada Santista, que terá como tema “O Filme Está Pronto. E Agora?”.
Dessa maneira, para debater as etapas seguintes à produção de uma obra, seus desafios e oportunidades, participam do encontro o ator, professor e pesquisador Eduardo Bordinhon, o premiado cineasta paraibano Tiago A. Neves, a atriz, diretora e dramaturga Thays Villar e o produtor cultural Ricardo Vasconcellos.
Portanto, a mediação será da cineasta, professora e produtora Raquel Pelegrini. E também estarão presentes os coordenadores do MABS: Dino Menezes, Van Aguiar, Ariel Quintela, Tales Ordakji, Cibele Gonçalves e Cássio Santos.
A noite de abertura também terá o lançamento de um banco de profissionais do audiovisual da Baixada Santista na plataforma CINEMABS (www.cinemabs.com.br), que tem como objetivo conectar a classe técnica e artística e atender as produções realizadas na região.
Dessa forma, o novo recurso possui uma ferramenta de consulta com cerca de 50 categorias. Dessa forma, que poderão ser filtradas por cidade, gênero, cor e escolaridade, entre outros parâmetros, além de um segmento específico para casting de atrizes e atores. Em constante atualização, a plataforma seguirá com cadastro aberto a todos os profissionais interessados em participar da iniciativa.
“Desde o início a proposta do movimento tem sido valorizar os realizadores locais, para dar visibilidade às nossas próprias histórias, promover o debate e construir uma identidade em relação à produção audiovisual, conectando todos os envolvidos no processo. Esta edição será marcada por diversos avanços neste sentido, o que é motivo de celebração”, comenta o cineasta Dino Menezes, um dos idealizadores do MABS.
Curtas-metragens
Na quinta-feira (28), também no Teatro Guarany, acontece a Mostra MABS. Dessa forma, com a exibição de 14 curta-metragens, selecionados entre 81 inscritos, por três curadores – o multiartista visual Andrey Haag, a atriz e ícone trans da cena cultural pernambucana Sharlene Esse e do cineasta Tiago A. Neves. Os filmes compõem um panorama atual da produção regional e serão distribuídos em duas sessões, às 19h30 e 21h30.
Serão exibidos: “Antes da Rua” (direção: Bete Nagô), “Chico Voltou Só” (direção: Douglas Gadelha), “Corre Nosso” (direção: Bê Reis), “Domingo” (direção: Nabru Andrade), “Glória” (direção: Letícia Polan), “Grãos do Tempo” (direção: Letícia Matthias e Henrique Nascimento), “Mecha Meraki” (direção: Babi Astolfi), “Medo” (direção: João Pedro Silva), “O Quanto Me Desmonto Ao Me Montar” (direção: Thays Villar), “O Voo De Dener” (direção: Rafaela Souza), “Onde A Gente Parou?” (direção: Alan Oliveira), “Onde As Flores Crescem” (direção: Fabricio de Lima), “Os Óculos Novos de Caetano” (direção: João Jano e Ycaro Samaniego) e “Reflorescer – Maternidade Lésbica” (direção: Isabella Graça).
Após as sessões haverá a entrega do Troféu Toninho Dantas às equipes dos filmes. E em seguida, a “Festa do Cinema”, com a DJ Iasmin Alvarez, apresentada por Bete Nagô e Thays Vilar.
Durante o evento serão prestadas homenagens à coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss, ao Secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal e ao membro fundador e criador da logomarca do MABS jornalista, crítico de cinema e Conselheiro de Cultura de Santos pela cadeira de Cinema e Audiovisual, Carlos Cirne (in memoriam).
Encerramento no MISS
A programação se encerra na sexta-feira (29), no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS). Portanto, com um debate entre os realizadores dos filmes e a curadoria desta edição, às 19h.
Além disso, a ocasião também vai marcar o lançamento dos filmes exibidos na 16ª Mostra MABS na plataforma CINEMABS. Desse modo, onde ficarão disponíveis até o dia 31 de agosto. Em breve, o catálogo online também contará com funções de filtros e terá ampliação, contribuindo com a preservação da memória, cultura e identidade do movimento audiovisual da região da Baixada Santista.
16ª MOSTRA MABS
Dia 27 – quarta-feira, das 19h às 22h
Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.
- Fórum Audiovisual da Baixada Santista
- Lançamento do banco de profissionais da plataforma CINEMABS
Dia 28 – quinta-feira, a partir das 19h.
Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.
- Exibição da 16ª Mostra MABS
- Entrega do Troféu “Toninho Dantas”
- Festa do Cinema
Dia 29 – sexta-feira, das 19h às 22h
Museu da Imagem e do Som (MISS) | Rua Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
- Debate com os realizadores e curadoria
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.