Santos ganha um espaço para empreendedorismo e inovação a partir desta segunda.
Trata-se do AptaHub, rede de ambientes e inovação com foco no agro, do governo do Estado.
As primeiras unidades foram inauguradas em novembro do ano passado, ambas localizadas em Campinas.
Ao todo, seis espaços do gênero integram o AptaHub, além do Escritório de Inovação, espalhados pelo Estado.
Eles têm a missão de promover a cultura de inovação e ampliar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista e nacional.
Dessa forma, garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento científico e tecnológico.
A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Trata-se de órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, com execução do Cietec e coexecução Wylinka e ImpactHub.
O secretário de Agricultura paulista, Guilherme Piai Silva Filizzola, deverá comparecer.
A inauguração do AptaHub Santos ocorrerá às 14 horas, na Unidade do Instituto de Pesca (Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, na Ponta da Praia), junto ao Museu de Pesca.
Integração
A APTA busca, com isso, integrar ainda mais as atividades das sete Instituições de Pesquisa – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB).
E ainda: Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ) e APTA Regional.
Além de estimular a relação com a iniciativa privada, acelerando processos inovadores que beneficiem os setores do agronegócio paulista e nacional.
Os espaços colaborativos e de interação entre atores locais e o ecossistema para desenvolvimento de novos negócios no agro localizam-se em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Santos.
O foco está em apoiar e fomentar soluções tecnológicas e intensivas em conhecimento do setor (agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, alimentos, indústrias e setores correlatos).
Estrutura
Modernos e inspiradores, os novos ambientes de inovação buscam promover o empreendedorismo, a criatividade e a transformação do agro.
Os espaços vão abrigar, inicialmente, 28 startups e projetos selecionados em edital para o Programa de Residência AptaHub.
Assim, as iniciativas intensivas em conhecimento de base tecnológica, as chamadas deeptechs, vão poder acessar 298 posições fixas, 8 espaços colaborativos de coworking, 7 espaços de descompressão, 6 áreas para realização de eventos e um laboratório multiusuário disponíveis para uso.
Além dos espaços físicos, o Programa de Residência AptaHub vai impulsionar as soluções tecnológicas, por meio de mentorias, direcionamentos estratégicos.
Além de eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e Institutos de Pesquisa.
As empresas e projetos selecionados poderão usufruir das atividades programáticas e das instalações dos Espaços de Inovação do AptaHub, gratuitamente, até 30 de julho de 2024.
AptaHub
AptaHub é uma rede de ambientes de inovação de excelência que conecta pessoas e soluções inovadoras com foco no agro.
Portanto, o objetivo é fomentar o ecossistema de inovação do Agro e apoiar as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Assim, trata-se de órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), a construir pontes.
Dessa forma, amplia a conexão entre institutos, pesquisadores, empreendedores e grandes empresas, sempre com o objetivo de gerar valor para o setor.