As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0km com ar-condicionado.
Sendo assim, até o momento, 21 veículos já foram inspecionados e iniciaram o atendimento em linhas metropolitanas da região. A previsão é de que os 100 ônibus sejam entregues até o final de 2024. Além disso, a distribuição dos veículos segue o planejamento de atender, prioritariamente, linhas com maior demanda, maximizando o conforto dos passageiros que utilizam os serviços.
A nova frota, operada pela BR Mobilidade, conta com veículos 0km, chassi Mercedes Benz Modelo e carroceria Caio Induscar Apache, equipados com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, além de motor Euro VI, a tecnologia mais limpa que contribui para a redução de poluentes e eficiência energética dos motores a diesel.
Dessa maneira, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a modernização da frota durante agenda na região, em julho. “Vamos proporcionar mais conforto aos cidadãos que utilizam o transporte metropolitano na Baixada Santista, com ônibus mais modernos e climatizados”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas.
Assim como, o investimento representa um avanço para o transporte metropolitano da região. A renovação da frota é resultado de um esforço conjunto do governo estadual, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, EMTU e concessionária BR Mobilidade para oferecer qualidade, conforto e o melhor atendimento aos passageiros da Baixada Santista.
Veículos
Os novos ônibus estão sendo entregues gradualmente, passando por inspeção e cadastramento pela EMTU. Os 19 veículos entregues, até o momento, já começaram a operar na linha 942 – Humaitá a Ponta da Praia, serviço de alta demanda que atende cerca de 12 mil passageiros por dia. Demais linhas serão beneficiadas com a modernização da frota.
Atualmente, a EMTU gerencia mais de 60 linhas metropolitanas nos nove municípios da Baixada Santista. Desse modo, transportando mais de 200 mil passageiros por dia. Além do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), modal 100% elétrico que liga Santos a São Vicente e atende diariamente a cerca de 25 mil passageiros.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. As linhas gerenciadas pela EMTU transportam atualmente cerca de dois milhões de passageiros em 134 municípios do estado.
Pedido antigo
Além disso, os novos ônibus intermunicipais com ar-condicionado para a Baixada Santista foi um pedido antigo da deputada estadual Solange Freitas (União Brasil), que sempre se manifestou que estava buscando alternativas com a EMTU para solucionar essa questão e inclusive já havia falado sobre esse tema em sua participação no programa Jornal Enfoque.
Desse modo, a deputada comemorou a chegada dos primeiros ônibus em suas redes sociais, confira o vídeo no link: https://www.instagram.com/p/DAPU7DzNVHl/
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.