Ao contrário do ano passado, quando os carnês do IPTU demoraram a chegar aos santistas, neste ano o problema não deverá se repetir.
Afinal, a Secretaria de Finanças informa que cerca de 215 mil carnês de IPTU de 2023 estão sendo distribuídos pelos Correios nos endereços de entrega do imposto.
A entrega iniciou esta semana.
Moradores da Pompeia, por exemplo, já receberam os carnês, que terão reajuste de 10,07% para 2023.
No entanto, os carnês estão sendo distribuídos pelos Correios de forma igualitária entre os bairros.
A projeção da inflação para este ano chega a 5,92%, segundo o Banco Central.
A prefeitura alega que o índice leva em consideração a média inflacionária antes do fechamento do orçamento.
Conforme a Administração, so não fosse feito o reajuste com base na inflação, o administrador (prefeito) estaria abrindo mão de receita sem autorização da lei.
Cota única
O contribuinte pode optar pelo pagamento em cota única com 4% de desconto no valor total do tributo, sendo o vencimento na data da primeira parcela.
No entanto, a expectativa da inflação para 2023 supera o índice de 4% em todos os cenários e indicadores.

Cerca de 215 mil carnês serão entregues pelos Correios aos contribuintes santistas. Reajuste será de 10,07%, bem acima da inflação neste ano. Foto: Carlos Igor.
Taxas de Licença e Publicidade
Assim, a Secretaria de Finanças informa que as notificações tributárias das Taxas de Licença e de Publicidade de 2023, com os boletos de vencimentos da cota única e da primeira parcela no dia 24 de janeiro de 2023, deverão ser enviadas para o local de entrega a partir do dia 23 de dezembro de 2022.
Haverá também publicação no Diário Oficial Eletrônico da expedição dos avisos das cobranças desses tributos nos dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2022, ressaltando que há 4% desconto no pagamento da cota única.
A exemplo do IPTU, as taxas também terão reajuste de 10,07%.