O total de 2.963 servidores públicos municipais de Santos receberão a progressão funcional em 25 de setembro, de acordo com lista publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/inicio/download/2025-09-05). Serão cerca de R$ 3 milhões no total, já previstos no orçamento do atual exercício, distribuídos de acordo com o cargo e com os critérios analisados.
Sendo assim, em dez anos, é o mais cedo que o valor é pago pela Prefeitura de Santos.
Mecanismo pensado para reconhecer o esforço dos servidores e permitir que avancem na carreira dentro da mesma categoria, a progressão contemplará funcionários que obtiveram média maior ou igual a 70 pontos em suas avaliações dos anos de 2023 e 2024. Além de não terem uma suspensão, mais de 20 faltas ou mais de 30 atrasos no mesmo período. O servidor também deve ter permanecido na mesma referência funcional em 2023 e 2024.
Além disso, a classificação foi feita de acordo com a seguinte ordem de critérios: média das duas últimas avaliações, tempo que o servidor ficou sem progressão, nota em 2024 e tempo de efetivo exercício.
Valorização
“A avaliação de desempenho do funcionalismo municipal é fundamental para garantia da prestação de serviço público de qualidade. Em Santos, estamos comprometidos com a valorização contínua do servidor público. E garantir que, a partir de critérios meritórios, todos sejam avaliados e promovidos na sua carreira”, destaca o secretário de Finanças e Gestão, Adriano Leocadio.
Desse modo, o pagamento é retroativo ao mês de abril, sendo que os servidores ficam aptos de três em três anos. Portanto, os contemplados em 2023 ou 2024 não estão habilitados neste ano.
O período analisado foi de janeiro de 2023 a dezembro de 2024. Para quem alcançou a estabilidade em 2024, a progressão só será possível a partir de 2026.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.