A CET está intensificando a Campanha Respeitar é Legal, criada com o objetivo de conscientizar os motoristas a não estacionarem em vagas exclusivas para idosos e deficientes no Município. Diariamente, uma equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito (NETR), percorre diversas vias e encaixa impressos de retrovisor (no espelho lateral do condutor) em carros que estacionam nessas vagas sem exibir a credencial.
O impresso, colorido e ilustrado, estampa os dizeres “Desculpe ocupar este espaço, mas você ocupou o nosso antes”. Segundo o diretor-presidente da CET, Antonio Carlos Gonçalves, a ação tem caráter educativo e, ao mesmo tempo, chama a atenção dos motoristas para a ocupação irregular do espaço, buscando despertar o sentimento de cidadania.
Para fazer valer a ocupação das vagas de forma adequada, a CET fiscaliza o uso das credenciais de estacionamento (documento que comprova a validade desse direito). Atualmente, há 282 espaços exclusivos para idosos e deficientes distribuídos em vários pontos da Cidade.
Idosos ou deficientes têm preferência à vaga, mas é preciso utilizar a credencial de identificação expedida pela CET. O impresso educativo também informa os telefones da CET: 0800-7719194, opção 2, e 3223-3236 para conhecer os procedimentos de obtenção do documento.
Como providenciar a credencial
Idosos
O interessado precisa ter 60 anos ou mais. Comparecer ao Serviço de Atendimento ao Cidadão da CET (Avenida Rangel Pestana, 126, Vila Mathias), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, ou no guichê da CET, no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, ou no sábado, das 8 às 13h. Levar cópias e originais de RG, CNH e comprovante de residência.
Deficientes:
Condutor: Cópia do CRLV; Cópia da CNH do deficiente com observações do Detran, quanto às restrições referentes ao condutor e as adaptações obrigatórias do veículo; Cópia de comprovante de residência em Santos.
Não condutor: Cópia do RG ou certidão de nascimento do deficiente; Laudo médico especificando a deficiência física; Agendar consulta com médico da CET; Cópia de comprovante de residência em Santos.