Sede da CET Santos pode ser o futuro local dos desfiles de Carnaval | Boqnews
Sede da CET Santos. Foto: Reprodução Google Maps

Mudança

10 DE FEVEREIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Sede da CET Santos pode ser o futuro local dos desfiles de Carnaval

Sede da empresa na Vila Mathias tem sido cogitada como possível local para a criação da Cidade do Samba e local dos desfiles.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A sede da CET-Santos na Vila Mathias pode ser o destino dos desfiles das escolas de samba de Santos.

O próprio prefeito Rogério Santos (PSDB) já adiantou que estudos sobre esta possibilidade estão avançados.

E o tempo urge tanto para a Prefeitura como para os sambistas.

Aliás, o prefeito antecipou sobre o assunto durante o programa Jornal Enfoque em janeiro passado dentro das comemorações dos 477 anos de aniversário da Cidade.

O fato, aliás, foi referendado pelo presidente da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos, Fábio Przygoda.

Ele participou do Jornal Enfoque desta quinta (9).

Aliás, na véspera dos desfiles das 16 agremiações que levarão a alegria ao público na passarela, após uma interrupção de dois carnavais em razão da pandemia da Covid-19.

E agora, é claro, o assunto ganha força.

Afinal, este poderá ser o último – ou o penúltimo – ano dos desfiles realizados na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste, como reconhece o dirigente.

Poucas áreas

Isso porque o local escolhido desde 2006 – onde era o antigo Estradão (saiba mais aqui) – está densamente urbanizado e as poucas áreas livres ganharão prédios nos próximos anos, limitando o pouco espaço livre.

Não bastasse, a convivência entre os carnavalescos e os moradores têm tido atritos constantes em razão dos barulhos para a montagem  da estrutura, por exemplo.

Além de interrupções no trânsito e fechamento de vias e entradas de edificações.

Resultado: as críticas dos moradores crescem.

“A cada ano que passa eu vejo menos terrenos e mais prédios “, resume.

Recentemente, um parque infantil precisou desmontado para ampliar a área para os desfiles, provocando reclamações dos moradores.

Przygoda assegura que os brinquedos desmontados serão recolocados após os desfiles e a retirada das estruturas montadas para o Carnaval, como as arquibancadas.

Prefeito Rogério Santos reconhece que atual local dos desfiles precisa ser alterado em razão da urbanização da área, na Zona Noroeste, onde outrora existiu o antigo Estradão. Foto: Carla Nascimento/Arquivo

Alternativa

Diante do aumento da urbanização onde hoje ocorrem os desfiles, a proposta em pauta é transferi-los para onde hoje fica a sede da CET – Santos, na Vila Mathias.

O próprio prefeito Rogério Santos (PSDB) defende a proposta como alternativa para o novo local dos desfiles carnavalescos.

Para tanto, a sede da CET e toda a estrutura mudaria para o Centro – em local a definir, segundo pretende o prefeito, dentro do projeto de revitalização do Centro Histórico.

Aliás, o prefeito pretende instalar na Vila Mathias uma cidade do samba,  com galpões para as escolas realizarem suas atividades e espaço para a valorização da cultura africana, além da própria passarela do samba – inspirada no modelo que ocorre no Rio de Janeiro.

No entanto, o presidente da Liga ressalta que algumas adequações serão necessárias, caso o local seja o escolhido.

“O trecho é pequeno e é um patrimônio histórico (armazéns), mas temos tido conversas para a possível mudança de local para a Vila Mathias”, adianta.

Assim, entre algumas questões seria a diminuição da passarela do samba Dráuzio da Cruz para o desfile, hoje de 320 metros reduzindo-a para 270/280 metros.

Dessa forma, a ideia inicial seria a concentração ao lado do prédio da escola Cesário Bastos – hoje ocupada pela USP – e imediações e a dispersão junto à Arena Santos.

No ano passado, dezenas de reuniões ocorreram para discutir o assunto.

Portanto, a última ocorreu em dezembro com a promessa da prefeitura apresentar um projeto técnico sobre o novo local.

Urgência

Przygoda aguarda o fim do Carnaval para o tema voltar a ser discutido. E com urgência.

“Após os desfiles teremos que analisar esta mudança para nos prepararmos para o Carnaval de 2024”, adiantou.

“Mas tudo é negociado. A gente quer realizar a alteração dentro de um diálogo tranquilo”, enfatiza.

Portanto, o que está claro tanto para a liga como para a Prefeitura que encontrar um novo local passa a ser prioridade para a continuidade dos desfiles do Carnaval santista.

Dessa forma, caso não dê certo, a proposta do terreno da CET – outrora ocupada pela antiga CSTC – inclui alternativas como a área continental de Santos e até a volta do carnaval metropolitano em alguma cidade da região.

Afinal, segundo Przygoda, as escolas e seus integrantes irão se adaptar, sem perder o brilho e a alegria que levam à avenida do samba nos dias de Carnaval.

Desfiles na Zona Noroeste estariam com os dias contados em razão da crescente urbanização do local. Foto: Raimundo Rosa-PMS – Divulgação/Arquivo

Desfiles

Além disso, o dirigente da liga está otimista com a volta dos desfiles, após a interrupção em razão da pandemia da Covid-19. O último ocorreu em 2020.

“Perdemos muitos amigos e familiares. O começo de cada desfile será muito complicado em razão disso. Estamos nos preparando psicologicamente”, salienta.

Uma das decisões da Liga foi a mistura da participação das 16 escolas dos grupos de Acesso e Especial, o que atrairá maior interesse do público.

Por sua vez, os ingressos se esgotaram rapidamente.

Além disso, pela primeira vez, o Carnaval será transmitido por duas emissoras de TV (Tribuna/Globo e Santa Cecília, a pioneira nas transmissões).

Dessa forma como a eventual – e provável – mudança do local, que precisará de adaptações do público quando ocorrer, Przygoda também acredita no sucesso da mudança rumo ao Centro pelas bandas carnavalescas.

Assim, a animação ocorrerá da próxima sexta (17) até terça (21), no período de Carnaval.

“Acho que as pessoas vão aceitar. Pode ser que neste ano ainda não, mas no próximo já será um grande sucesso. O tempo vai quebrar esta barreira”, acredita.

Confira a entrevista completa

 

Leia mais

Mudanças no trânsito em razão do Carnaval

Bandas vão se concentrar no Centro Histórico

História do Carnaval santista em exposição na Câmara

 

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.