Com o término dos serviços de recuperação estrutural da laje, já foi liberada o trecho da ciclofaixa da Avenida Siqueira Campos (canal 4), entre as vias Epitácio Pessoa e a Bartolomeu de Gusmão.
Sendo assim, as obras de reforço, divididas em dois segmentos, começaram com hidrojateamento das lajes, limpeza com escova de aço da armadura e seu tratamento com produto anticorrosivo à base de zinco e chumbamento de barras de aço.
A empreiteira também removeu o concreto segregado das lajes e vigas, isto é, cimento, areia e agregados que se separaram, desgaste natural do tempo pelo contato com a água do mar.
Laje e vigas receberam epóxi e pintura impermeabilizante. Por sofrer os impactos das marés, alguns trechos também receberam graute, mistura fluida usada para preencher vazios, que se espalha facilmente e tem baixa retração, evitando fissuras.
Além disso, também houve conservação das muretas padrão Santos, que receberam pintura com tinta acrílica.
Pintura
Já os trechos danificados dos guarda-corpos metálicos foram substituídos por tubos de aço galvanizado e toda a superfície metálica recebeu tratamento e pintura esmalte. A etapa final envolveu pintura do guarda-corpo e da ciclofaixa, além da substituição dos tachões refletivos que norteiam o trânsito das bicicletas.
Desse modo, os trabalhos tiveram investimento de R$ 1.679.999,06, recursos do orçamento municipal, realizados pela empreiteira Darcon 08 Engenharia.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.