Com menos da metade da frota, falta de ônibus vira rotina em Santos | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Transporte

03 DE AGOSTO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Com menos da metade da frota, falta de ônibus vira rotina em Santos

Algumas linhas apresentam demora de aproximadamente duas horas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Se um (a) munícipe quiser utilizar o transporte público municipal vai necessitar de paciência.

Em alguns casos, o tempo de espera ultrapassa duas horas.

Ou seja, é mais fácil ir a pé ou de bicicleta que utilizar uma linha municipal.

É o caso da  5, que faz a linha BNH à Praça da República, no Centro.

O mesmo trajeto pode ser feito em uma 1 hora e 10 minutos a pé, segundo o Google Maps.

 

Caro e ineficiente

Assim, não bastasse o santista pagar por  uma das tarifas mais caras do país (R$ 4,85), os munícipes ainda precisam lidar com a falta de veículos.

Apesar de está na fase amarela do Plano São Paulo, a empresa Piracicabana responsável pelo transporte público na Cidade disponibiliza apenas 40% da frota em dias uteis e 20% nos fins de semanas e feriados, conforme confirma a Prefeitura de Santos.

Situação não alterada, mesmo com a queda nos índices de isolamento social.

Na semana passada, Santos registrou 40% apenas de isolamento, bem abaixo das médias anteriores e do próprio estado de São Paulo.

No mês de junho, a Defensoria Pública de SP enviou um ofício ao Poder Executivo de Santos exigindo que o transporte voltasse a normalidade.

Todavia, a folhinha mudou, mas a situação ainda não melhorou.

 

Linhas

Algumas linhas apresentam um tempo de espera acima do aceitável.

A equipe de reportagem do Boqnews  conferiu nesta segunda (3) no aplicativo ‘Quanto Tempo Falta?’ o mapa dos itinerários.

O que chama a atenção é o horário da próxima partida.

Diversas linhas apresentaram um tempo de espera entre 30 a 40 minutos.

O cenário é ainda mais complicado para os passageiros que precisa utilizar as linhas  05, 08, 17, 20, 25, 53, 54, 80 e 158.

O intervalo da saída de um ônibus para outro varia de 45 minutos a mais de 2 horas.

Para se ter uma ideia, um usuário que precise utilizar a linha 05 e chegou no ponto às 12:32 vai ter que esperar até 14:30 para poder pegar o próximo veículo.

Os problemas se agravam também em linhas com maior número de passageiros, principalmente em horários de pico e aos fins de semana onde é necessário ter paciência.

Na tarde do último domingo (2), diversas pessoas provocaram aglomeração junto ao Ferry Boat, na Ponta da Praia, à espera de um ônibus.

Não bastasse, desde março, os seletivos não circulam pelas ruas de Santos, em razão dos veículos não terem possibilidade de abertura das janelas.

De acordo com a passageira, Andreia Souza a linha 77 apresenta muita demora “Antes da pandemia, você chegava no ponto e no máximo era 20 minutos de espera, hoje é necessário sair 40 minutos antes para ir ao trabalho”

Ela ainda ressaltou que utiliza também o 19 em algumas ocasiões. No entanto, por conta da falta de ônibus, a passageira opta pagar mais caro e faz a opção pelo transporte intermunicipal da EMTU.

 

Aplicativo

O aplicativo ‘Quanto Tempo Falta?’ não apresenta mais a tabela com os horários de saída dos ônibus ao longo dia, mostrando apenas a próxima partida.

Já no site não é possível visualizar ambos.

De acordo com o vereador Antônio Carlos Banha, a Piracicabana retirou estrategicamente a tabela horária dos ônibus.

“Talvez seja para não ser cobrada pelo Ministério Público”, destacou o parlamentar.

Já o serviço de monitoramento das linhas não apresenta falhas e o usuário pode ser programar para ir ao ponto, assim que o veículo estiver chegando.

Higienização

Em tempos de pandemia é essencial que os veículos sejam higienizados.

Além disso é importante evitar aglomerações, visto que o transporte público é um dos locais onde o vírus pode se espalhar facilmente.

Em nenhum ônibus de Santos há disponibilidade de álcool em gel para os passageiros.

Assim, a situação piora em dias de chuvas, onde há um aumento no número de usuários e os vidros são fechados pelos mesmos.

 

CET/Prefeitura

Questionada sobre a diminuição da frota, a Prefeitura emitiu a seguinte nota.

“A  oferta de veículos é proporcional à demanda de passageiros que utilizam o serviço, visando também o equilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

“Desde o início da pandemia, a Prefeitura, através da CET, vem disponibilizando frota em operação suficiente para garantir as recomendações de distanciamento estabelecidas pelas autoridades sanitárias”.

“Embora tenha havido flexibilização de algumas atividades comerciais, até o presente momento, não houve aumento significativo da demanda de passageiros no transporte público”.

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.