A construção da nova UME Edson Arantes do Nascimento, no Gonzaga, tem 80% dos serviços prontos e deve ser concluída em janeiro de 2026, quando será entregue à Secretaria de Educação, responsável por equipá-la.
Sendo assim, a nova escola foi projetada para oferecer ensino de qualidade em cerca de 5 mil m² de área construída, distribuída por três pavimentos.
Toda a área do antigo Colégio Marza, na Av. Ana Costa, 392, foi comprada pela Prefeitura de Santos.
Além disso, atenderá em torno de 450 estudantes do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, da UME Edméa Ladevig.
Frentes de trabalho
A obra avança em várias frentes de trabalho. Uma equipe cuida da colocação de pisos e revestimentos cerâmicos das salas, escadaria e corredores e instalação das esquadrias. Além da instalação das divisórias e das bancadas em granito dos lavatórios dos banheiros.
Desse modo, outra frente de trabalho está voltada para a montagem dos aparelhos de ar condicionado e fixação dos guarda-corpos nos corredores de circulação das salas, que cercam o vão central. Ao mesmo tempo, é instalada a cabine primária de energia
No auditório, é executado o escalonamento dos degraus para colocação das poltronas. E em todo o edifício são preparadas as instalações elétricas e hidráulicas e colocadas as portas.
“A fiscalização da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) acompanha o andamento dos trabalhos para que tudo esteja pronto daqui a três meses. O novo complexo educacional de Santos, moderno e inovador, será 100% acessível, climatizado, seguro, com monitoramento de câmeras ligadas ao CCO, e confortável para alunos e professores. Tudo para atender à demanda da Secretaria de Educação”, diz a titular da Seobe, Larissa Oliveira Cordeiro.
Integração
O projeto arquitetônico foi desenvolvido diante do desafio de implantar um complexo educacional em área de grande densidade construtiva, promovendo a integração com o patrimônio histórico, a Igreja Bom Pastor, bem cultural de interesse histórico e arquitetônico, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos. Uma pequena praça será o principal acesso para receber os alunos e criar um respiro na movimentada Av. Ana Costa.
O projeto busca, sempre que possível, fazer referência às memórias através do uso do concreto, das formas dos elementos vazados, ladrilhos hidráulicos, mas também mantendo a nova edificação com o mesmo gabarito, em respeito e concordância com a Igreja Bom Pastor, além da necessidade de respeitar todas as regras e normativas contemporâneas de acessibilidade, segurança, instalação de elevadores, escadas de emergência, entre outros elementos que necessitariam de adaptações.
Salas de aula
A unidade terá estrutura para o ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, e 20 salas de aula; núcleo cultural, com biblioteca, auditório, sala de artes, laboratório, estudioteca e sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Desse modo, o outro bloco contempla o conjunto esportivo, que engloba quadra poliesportiva e vestiários, totalizando cerca de 5 mil m² de área construída.
Além disso, na obra são investidos R$ 24.132.367,28, recursos do Município, e os trabalhos são executados pela construtora Lemam, vencedora da licitação.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.