Dia dos Pais terá aumento de até 4,5% nas vendas | Boqnews
Divulgação

Comércio

30 DE JULHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Dia dos Pais terá aumento de até 4,5% nas vendas

Pesquisa é exclusiva do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista nas nove cidades da Região indicou o perfil do consumidor para a comemoração de Dia dos Pais, e também, a expectativa dos empresários do setor.

A Parte II, realizada com o setor patronal para medir a expectativa de vendas, indicou que 80% dos 500 lojistas acreditam que as vendas terão um aumento este ano. A expectativa, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, gira em torno de 4,5% em relação ao ano passado. O número é de um ligeiro aumento, o que é uma grande satisfação para o setor, visto ao momento inflacionário e também pela retomada nas vendas após a Copa do Mundo.

Na parte I da pesquisa, realizada com 400 consumidores das nove cidades da Baixada Santista, há uma boa notícia para os papais: na intenção de consumo, o ticket médio ficou em torno de 51 a 100 reais, com 50% das respostas. “A data terá a mesma intenção de consumo que o ano passado, que ficou com até 100 reais, com 41% das respostas”, afirmou o presidente do Sindicato, Alberto Weberman. Segundo a pesquisa, em seguida, com 23% das respostas é a intenção de compra de 101 a 200 reais e, em terceiro lugar com 17%, até 50 reais. Outros 9% ficaram com a intenção de compras para a data de 201 a 300 reais e 1% irá comprar presentes com valores acima de 301 reais, como viagens parceladas, por exemplo.

O meio de pagamento mais utilizado para os pequenos valores (até 100 reais) será o dinheiro, com 54% dos casos. Para valores mais altos será o cartão de crédito, com 39% das respostas. Cartão de débito teve uma queda na escolha dos consumidores, ficando este ano com 6% das respostas. Apenas 1% respondeu que irá pagar com o Cartão da Loja Parcelado. Cerca de 30% das respostas afirmaram que, ao momento da compra, irão pensar se irão pagar somente de uma forma ou irão mesclar duas formas de pagamento, como cartão de crédito e dinheiro, por exemplo. Para Weberman, o fenômeno se dá pelo fato de haver um ligeiro aumento na inadimplência no último semestre. “Com menos crédito no mercado e consumidores não querendo entrar em novas dívidas, muitos deles decidiram pagar um presente mais barato e à vista”, afirmou.

Na pesquisa do ano passado, as roupas foram campeãs nos itens de intenção de compra, com 26%. Este ano ela se manteve no topo, com 38% das respostas, ou seja, um aumento de 46,1% na intenção de compra do consumidor. Em segundo lugar, os perfumes, com 16% e em terceiro, empatados os calçados e os produtos eletrônicos (10% cada um). Quarto lugar, carteiras e acessórios (9%). Outros itens apareceram nas respostas em menor escala e em ordem decrescente foram livros, relógios, óculos, bebidas, chocolates e artigos esportivos.

Os consumidores foram questionados sobre quem realiza as compras para os pais. 46% deles responderam que são os filhos, 42% as esposas dos presenteados. As vovós (mães dos presenteados) também compram, com 11% das respostas. 1% respondeu outros membros da família.

O item que mais importa para a compra do presente, para os consumidores, são as promoções ou liquidações das lojas, com 24%. Em seguida, um item importante que é decisivo para a compra é escolher o presente de acordo com que o papai pedir, com 20%. Em seguida, o bom atendimento ficou em terceiro lugar, com 19% das respostas. Ter uma vitrine bem atrativa obteve 17% das respostas, um produto diferente no mercado (12%) e investimento em mídias tradicionais e alternativas, na percepção do consumidor, influencia em 8% das respostas.

 

O questionamento de compras de presentes permitia mais de uma resposta, por isso,
o fato de apontar mais de 100%. A pesquisa tem 95% de confiança e 5% de erro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.