A Unidade Municipal Escolar (UME) Terezinha Maria Calçada Bastos, no Morro São Bento, em Santos, registrou nove casos de sarna.
Sendo assim, segundo informações da Prefeitura de Santos, nesta quarta-feira (23), a unidade passará por sanitização, de acordo com orientação da Secretaria de Saúde, e não atenderá os alunos.
Portanto, os pais foram avisados sobre o procedimento. Na próxima quinta-feira (24), a unidade voltará a atender normalmente.
Casos
O Programa Saúde na Escola (PSE), que reúne as secretarias de Educação e Saúde, informa que a partir do último dia 4, houve o registro de nove casos de escabiose.
Desse modo, dos 122 estudantes matriculados, apenas quatro tiveram a confirmação de escabiose, que está no rol de doenças da infância – sem gravidade – e é considerada inerente à rotina escolar. Os demais (cinco) casos confirmados foram de professores e funcionários. Portanto, dos quais um já retornou às atividades escolares e outro estará liberado para retornar à unidade nesta quinta-feira (24) – ambos após cumprimento do protocolo de tratamento (isolamento, cuidados com higiene e entre outros fatores).
Ações
A unidade intensificou a higienização e limpeza, de acordo com orientação da Secretaria de Saúde. Vale ressaltar que todos os protocolos estão sendo seguidos. As pessoas que apresentaram sintomas foram imediatamente afastadas da rotina escolar. Todos os casos notificados na unidade foram encaminhados para as policlínicas de referência dos munícipes, daqueles assistidos pela rede pública de saúde, para o devido tratamento médico.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ratifica que a escabiose não é uma doença grave.
Outra escola
Aliás, vale mencionar que em julho deste ano, a UME Emília Maria Reis, no Campo Grande, registrou 40 casos de sarna. Além disso, as aulas ficaram suspensas por oito dias.
Leia mais
Por medidas preventivas, UME Emília Maria Reis terá aulas presenciais suspensas
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.