Escola referência em educação inovadora irá inaugurar unidade em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Novidade

16 DE AGOSTO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Escola referência em educação inovadora irá inaugurar unidade em Santos

A unidade atenderá toda a região da Baixada Santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Lumiar, uma das instituições referência em educação inovadora na cidade de São Paulo, está chegando em Santos.

As matrículas para 2023 já estão abertas e o prédio que abrigará  a escola está quase pronto. A unidade atenderá toda a região da Baixada Santista e  contará com mais de 4200 m 2, oferecendo uma estrutura completa com biblioteca, sala de música, quadra, playground e ambiente maker.

No primeiro ano, a escola espera receber  cerca de 400 estudantes do ciclo Infantil e  Fundamental.

A Lumiar, cuja primeira escola foi fundada na capital paulista há dezenove anos, completará sua segunda década de existência inaugurando a unidade de Santos. A metodologia surgiu como uma iniciativa de educadores para transformar a educação,  focando na construção de autonomia e valorizando a individualidade de cada estudante.

A escola chegará a Santos apresentando uma agenda cultural com atividades de arte, cultura, dança e música para mostrar, na prática, como sua metodologia une a realização de projetos ao aprendizado de conteúdos e ao desenvolvimento de habilidades. Essas atividades acontecerão nos dias 8/09, 17/09 e 15/10 na Praça Ida Trilli G Santos, que fica em frente à escola.

Metodologia inovadora

Na Lumiar, os estudantes são protagonistas de seu processo de aprendizagem. A metodologia  propõe um ensino baseado em competências, personalizado de acordo com os interesses das crianças e jovens, bilíngue e integral, trabalhando, no entanto, todos os  conteúdos obrigatórios a cada faixa etária.. Seus pilares são: Tutores e Mestres; Currículo em Mosaico; Aprendizagem Ativa; Avaliação Integrada; ultietariedade e Gestão Participativa.

“Nossa metodologia se baseia na construção de autonomia pelo estudante, com personalização e utilizando o Mosaico, ferramenta própria que permite um acompanhamento diário do desenvolvimento do estudante para as mais diversas habilidades e conteúdos. Além disso, a plataforma registra as aulas, projetos e oficinas, as evidências de aprendizagem e os feedbacks 360º sobre a participação e o desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas”, explica Lucas Mendes, CEO da Lumiar.

O currículo  da Lumiar contempla todos os conteúdos estipulados pelo MEC, por meio das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, os estudantes egressos podem se adaptar a diferentes escolas e modelos, ao mesmo tempo em que os vindos de outras instituições se adaptam facilmente à metodologia da escola. “Nossos estudantes desenvolvem autoconhecimento e as habilidades necessárias para iniciar projetos pessoais e alcançar seus objetivos, como ingressar em determinada universidade”, enfatiza Mendes.

Atualmente, a Lumiar é a única instituição latino-americana na lista de iniciativas transformadoras efetivas, de acordo com as classificações da Unesco, da Universidade de Stanford e da Microsoft, além de ser reconhecida pela OCDE como uma das metodologias mais inovadoras do mundo.

Inscrição para bolsas de estudos

A escola de Santos contará com um programa de bolsas de estudo, oferecendo mais oportunidades com foco na diversidade racial e socioeconômica. Além das bolsas, a escola terá comissões formadas pelas famílias e estudantes para entender como trazer mais diversidade à comunidade. Para acompanhar as novidades e ficar por dentro das oportunidades de bolsa de estudos, as famílias poderão se inscrever no site: https://conteudo.lumiar.co/santos

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.