Falta de kits de autotestes de HIV obriga Gapa a suspender distribuição gratuita | Boqnews
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Saúde

08 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Falta de kits de autotestes de HIV obriga Gapa a suspender distribuição gratuita

Segundo a presidente da entidade, Nanci Alonso, Ministério da Saúde não tem repassado o material; faltam remédios também na rede pública

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa/BS teve que interromper a distribuição de kits com material de autotestagem, para detecção do vírus HIV em razão de o Ministério da Saúde não estar repassando os autotestes rápidos, desde o ano passado.

Assim, a presidente da entidade, Nanci Alonso, lamenta que a distribuição, realizada há anos de forma permanente e gratuita, tenha que ser suspensa.

Não há ainda uma perspectiva de retorno, apesar da procura na sede do Gapa e também em setores de Saúde na região, já que as prefeituras também não estariam recebendo o material.

O autoteste é rápido e a pessoa, se infectada, pode começar o tratamento imediatamente, e para que não se torne um transmissor.

“Com isso, a questão da prevenção praticamente parou. É um retrocesso na questão da Aids. E, pior ainda: também está faltando remédio na rede pública para gestantes portadoras do HIV. Está bem complicado”, explica Nanci.

Neste caso, são remédios importantes e fundamentais para o tratamento de pacientes, como o Azt injetável, Neviparina solução oral e Raltegravir 400mg.

A presidente do Gapa acrescenta: “O Azt injentável, por exemplo, a gestante portadora do HIV começa a tomar assim que inicia o trabalho de parto, até a hora do nascimento do bebê. Depois, a criança passa a tomar Neviparina, para que não seja contaminada. O remédio é uma prevenção”, alerta.

“Já o Raltegravir, o bebê toma se a mãe descobriu tardiamente que tem o vírus e começou a fazer o tratamento só então”, conclui Nanci Alonso.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.