Ação conjunta coordenada pelo Grupo Técnico de Trabalho de Controle de Ocupações Irregulares de Santos, com a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros e a empresa Terra Santos, na sexta-feira (7), desmontou acampamento irregular na Ilha Urubuqueçaba.
Sendo assim, a vistoria ocorreu após a denúncia de avistamento de uma barraca na encosta da ilha. A equipe iniciou os trabalhos com monitoramento por drone, que mapeou as quatro trilhas de acesso antes da entrada dos agentes. Não foram encontrados vestígios de edificações ou ocupações permanentes, apenas a tenda confeccionada com lonas plásticas e tecidos, caracterizando ocupação irregular temporária, sem ocupantes.
Além disso, durante a vistoria, verificou-se ainda a presença de resíduos sólidos dispersos na área, incluindo plásticos, garrafas e materiais diversos. O acampamento foi integralmente desmontado e os resíduos recolhidos pela própria equipe de campo, com o material sendo destinado para descarte adequado.
Preservação
Portanto, a operação reforça o compromisso com a preservação ambiental e a segurança da região, garantindo que a ilha permaneça livre de ocupações irregulares. O local, por sua condição insular e pela presença de vegetação de restinga e fragmentos de Mata Atlântica, é uma área sensível e de relevância ambiental.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.