Na madrugada desta terça-feira (15), a Guarda Civil Municipal foi acionada para verificar a presença de suspeitos nas imediações de um canal próximo ao Orquidário Municipal.
Sendo assim, cinco adolescentes foram apreendidos em atitude suspeita no local.
Durante a abordagem, um deles confessou sua participação na invasão anterior ao Orquidário, ocorrida no fim de semana, quando foram furtados quatro animais silvestres do parque.
Na abordagem desta terça (15), dois adolescentes foram identificados, com base nas imagens das câmeras de segurança, como os autores do furto de três saguis e um papagaio, no fim de semana.
Os adolescentes também admitiram que, no momento da abordagem desta terça-feira (15), planejavam furtar mais animais, com o auxílio dos demais integrantes do grupo – o que foi impedido pela ação da GCM.
Além disso, todos tiveram encaminhamento à delegacia para os devidos procedimentos.
Animais
Desse modo, o papagaio foi recuperado nesta manhã (15) e já está no Orquidario. Os saguis ainda não foram localizados.
Destacamos que o papagaio tem anilha e os macacos possuem microchips para identificação. Quem tiver informações sobre o paradeiro dos animais pode ligar para os telefones 153 (GCM) e 181 (polícia ambiental).
O delito
A Prefeitura informa que o delito foi cometido entre a noite de sábado (12) e a madrugada de domingo (13). Desse modo, período em que o local está fechado. Trata-se da primeira ocorrência do gênero registrada no parque, onde os tratadores identificaram a falta dos animais no início do expediente deste domingo (13), por volta das 9h, quando imediatamente acionaram as autoridades policiais, que também atuam (24h) no Centro de Controle Operacional do Município.
Vale ressaltar, ainda, que os papagaios e saguis abrigados no Orquidário têm, respectivamente, anilhas e microchips para devida identificação.
Todas as informações bem como as imagens das câmeras de monitoramento foram disponibilizadas à polícia, que investiga o caso.
Portanto, a segurança do parque será reforçada pela Guarda Civil Municipal (GCM). A população pode denunciar o paradeiro dos animais e crimes contra animais pelos telefones 153 (GCM) e 181 (polícia ambiental).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.