Em função da suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino desde o último dia 15, a Prefeitura de Guarujá vai antecipar o recesso escolar de julho, a partir desta segunda-feira (22), até o dia 2 de abril. A resolução 006/2021 da Secretaria de Educação (Seduc) já está em vigor e foi publicada na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira (16).
A medida se faz necessária por conta das novas restrições de combate ao coronavírus, anunciadas pelo Governo do Estado na última semana, o que reclassificou a Baixada Santista para a fase vermelha emergencial do Plano São Paulo. E também, devido à formação on-line da plataforma digital “Conecte Educação”, destinada aos professores da rede municipal e que acontece nesta semana.
Com a antecipação, todas as unidades escolares da rede municipal de ensino devem retomar o ano letivo em 5 de abril, dando continuidade ao Projeto de Ensino Remoto; seja por meio do acesso dos roteiros de estudo no site da Prefeitura ou da retirada do material impresso nas escolas, aos alunos sem acesso à internet.
A resolução da Seduc compreende as unidades de ensino infantil, fundamental I e II, profissionalizante, educação de jovens e adultos (EJA), além dos centros de atividades educacionais e comunitárias (Caecs), da rede municipal de ensino.
Creches
No caso das creches municipais, os núcleos de educação infantil (Neims), o recesso escolar será a partir de segunda (22), até o dia 26 de março (sexta-feira), seguido da suspensão das atividades entre 29 de março e 2 de abril. Com relação às creches conveniadas, os núcleos de educação infantil municipais (Neics), a antecipação acontece de segunda (22) até o dia 4 de abril.
Já as escolas particulares de educação infantil, em que parte delas são supervisionadas pelo Município, a Seduc orienta que estas sigam a antecipação do recesso escolar adotada pela Prefeitura. Quanto às unidades da rede privada e estadual com demais níveis de ensino, a Prefeitura recomenda que essas instituições cumpram as restrições estabelecidas pelo Governo do Estado no Plano SP.
O secretário de Educação de Guarujá, explica que “a reorganização do calendário escolar para este ano é necessária por conta do avanço da epidemia. É preciso nos adaptarmos às novas medidas. Por enquanto, nossa previsão é de retomar o ano letivo com o Projeto de Ensino Remoto em abril, mas tudo depende do andamento da pandemia”, declara.