Guarujá tem programação especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente | Boqnews
Foto: Divulgação Dia Mundial do Meio Ambiente Guarujá

Meio Ambiente

02 DE JUNHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá tem programação especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Data é celebrada em 5 de junho, mas as atividades começam nesta segunda (3)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quarta (5), a Prefeitura de Guarujá preparou uma extensa programação de segunda (3) a sexta-feira (7).

Entre as ações a serem realizadas pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) estão incluídas palestras e atividades de educação ambiental.

O objetivo é atingir a população – especialmente a mais jovem. Promovendo, dessa forma, educação e conscientização ambiental ainda na infância.

Em destaque, na quarta-feira (5) acontece a premiação do 3° concurso de vídeo socioambiental ‘Do ar ao Mar, o Meio Ambiente Devemos Cuidar’.

Evento é uma parceria entre Semam, Sedel e Fundo Social de Solidariedade (FSS). Nela, alunos da rede municipal concorrem com produções autorais envolvendo o meio ambiente.

Programação

Segunda-feira (3)

Às 9h

Limpeza na praia de Pitangueiras pela Sedel, com alunos das Eco Escolas Municipais. Escola Ary da Silva Souza, Maria Aparecida Araújo, Lúcia Flora dos Santos, Sérgio Pereira Rodrigues e EMEI Márcia Regina.

Às 9h

Palestra sobre Compostagem pela Sedel, para alunos do 5° ano da Escola Municipal Lúcia Flora dos Santos. O endereço é Rua Josefa Hermínia Caldas, 200 – Jardim Progresso.

Às 10h e 18h30

Palestra pela Semam no CCAA (Rua Washington, 207 – Vila Maia) somente para alunos da escola

Às 14h

Aula de educação ambiental e prática de limpeza de praia pela Sedel, com alunos da Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba), integrada ao “Projeto Escola Consciente, Viva o Meio Ambiente”.

Terça-feira (4)

Às 9h e 14h

Apresentação teatral pela Sedel promovida pela TEAG/TEG (Terminal Cargil), na Escola Municipal Maria Regina dos Santos Claro (Rua Áureo Moreira, 90 – Sítio Conceiçãozinha).

Às 9h

Palestra com o Secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, na Escola Municipal 1° de Maio (Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança), com alunos do 8° ano.

Às 18h30

Palestra pela Semam no CCAA (Rua Washington, 207 – Vila Maia) somente para alunos da escola

Quarta-feira (5)

Às 9h e 14h

Apresentação pela Sedel do vídeo: “Turma da Mônica: Um plano para salvar o Planeta”, dança circular indígena, confecção de adereços com os elementos da natureza: terra, água, ar e fogo na Escola Municipal João de Oliveira (Rua Manoel Vicente de Brito, 01 – Morrinhos).

Às 8h

Exposição pela Sedel de cartazes, concurso de poema/poesia e concurso de vídeo com o tema: ‘Água’, na Escola Municipal Vereador Ary da Silva Souza (Rua José Terto dos Santos Filho, 136 – Jardim Mar e Céu).

Às 9h

Reunião e eleição do novo Conselho Gestor da APA Serra do Guararu, na OAB Guarujá, pela Semam.

Às 9h e 14h

Plantio de árvores frutíferas pela Sedel, na Escola Municipal Ernesto Pereira (Rua Santa Isabel, 281 – Pae Cará)

Às 14h

Premiação do concurso de vídeo socioambiental: ‘Do ar ao Mar, o Meio Ambiente devemos cuidar’, pela Semam e Sedel, no Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

Às 16h30

Nomeação para o Grupo Gestor da APA Serra do Guararu: posse e entrega de certificado para os conselheiros, divulgação da nova logomarca da APA e de vídeo institucional feito com moradores da região pela Semam, patrocinado pela SOS Mata Atlântica.

Às 19h

Palestra pela Semam para alunos do Técnico em Meio Ambiente, com o Secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, na Escola Municipal 1° de Maio (Av. Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança.

Durante horário de aula: Pela Sedel, visitação ao jardim da Escola Municipal Ernesto Sobrinho (Rua Primeiro de Maio, 215 – Vicente de Carvalho) com plantio de flores. Além disso, haverá panfletagem para conscientização e limpeza das ruas próximas, com descarte na Pracinha das Torres. Será no posto móvel de coleta seletiva da Semam, por meio da ação “Cuidando da nossa Rua”.

Roda de conversa, pela Sedel, sobre o Meio Ambiente, descarte de lixo (com vídeo: “Importância da Reciclagem) e desmatamento, como plantio de feijão.

Quinta-feira (6)

Às 9h30: Pela Semam – ‘SOS Fauna’ (Reserva Ambiental Sítio São Pedro, Cidade Jardim Tom), somente para crianças de seis a nove anos de idade de entidade cadastrada no Fundo Social de Solidariedade.

Durante horário de aula: Pela Sedel, visitação ao jardim da Escola Municipal José de Souza (Av. Atlântica, 1.518 – Cidade Atlântica) para plantio de flores e panfletagem para conscientização e limpeza das ruas próximas com descarte na Pracinha das Torres, no posto móvel de coleta seletiva da Semam, por meio da ação “Cuidando da nossa rua”.

Sexta-feira (7)

Às 19h

Palestra com Secretário de Meio Ambiente Sidnei Aranha (aberta ao público), no CCAA (Rua Washington, 207 – Vila Maia).

Durante horário de aula: Pela Sedel, visitação ao jardim da Escola Municipal José de Souza (Av. Atlântica, 1.518 – Cidade Atlântica) para plantio de flores. Além disso, haverá panfletagem para conscientização e limpeza das ruas próximas com descarte na Pracinha das Torres. Será no posto móvel de coleta seletiva da Semam, por meio da ação “Cuidando da nossa rua”.

De segunda-feira (3) a sexta-feira (7) pela Sedel, durante o horário de aula:

  • Apresentação de documentário sobre o Aquecimento Global na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Av. Manoel da Cruz Michael, 343 – Jardim São Manoel).
  • Palestra sobre Resíduos Sólidos e Biodiversidade na Escola Municipal Maria Aparecida Araújo (Rua São João Batista, 330 – Morrinhos).
  • Plantio de hortaliças com os alunos do 6° ano da Escola Municipal Benedita Blac (Av. Rio Solimões – Balneário Praia do Perequê).
  • Aula de laboratório na temática de Meio Ambiente na Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Rua Poeta Gregório de Matos, 71 – Morrinhos).
  • Exposição de painel de fotos e debate sobre os cuidados com o entorno da escola com alunos do fundamental II da Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos (Rua Josefa Hermínia Caldas, 200 – Jardim Progresso).

E ainda

  • Palestra sobre lixo plástico em consonância com a campanha: “Limpe os Oceanos”. Será nas Escolas Municipais: Ary da Silva Souza (Rua José Terto dos Santos Filho, nº 136 – Jardim Mar e Céu) e Benedito Cláudio da Silva (Rua Agenor de Assis, 165 – Vila Alice).
  • Caminhada no entorno do NEIC Tia Nice (Rua São Paulo, 206, Sítio Conceiçãozinha) com instrumentos musicais: “Salve o Meio Ambiente”.
  • Conscientização no NEIC Interação (Rua José Alves de Oliveira, 146 – Jardim Las Palmas) sobre o descarte irregular do lixo no mar, cartaz coletivo, coletores para reciclagem e plantio de sementes para acompanhar o desenvolvimento.
  • Trabalho de conscientização no NEIC Gente Miúda (Rua Amazonas, 282 – Vila Alice). Com a presença dos familiares sobre o descarte correto de lixo, reciclagem e incentivo a finalizarem a horta da unidade.
  • Trabalho no NEIC Amor em Gotas (Rua Octavio Boccalini Filho, 300 – Jardim Virginia). Com o tema sustentabilidade através dos 3Rs e criação do dispenser adequado para o descarte correto dos resíduos.
  • Exposição de brinquedos com materiais recicláveis no *Núcleo Infantil Constatino* (Rua Reinaldo Ribeiro de Almeida – Vila Zilda)

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.