Integração do VLT com linhas de ônibus metropolitanas começa neste domingo (19) | Boqnews

Transporte

19 DE JUNHO DE 2016

Integração do VLT com linhas de ônibus metropolitanas começa neste domingo (19)

Parceria com linhas municipais, porém, ainda não tem data para começar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir deste domingo (19), começa a integração de 37 linhas intermunicipais ao sistema VLT. A data foi anunciada na última segunda-feira (13) pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, junto com o lançamento do cartão BR Card.

Com a conexão dos dois sistemas, gerenciados pela EMTU e operados pelo Consórcio BR Mobilidade, os passageiros serão cobrados por apenas uma tarifa, em um intervalo de uma hora. Ao embarcar no ônibus será debitada no cartão do usuário a tarifa da linha utilizada, e na integração com o VLT não será recolhido valor adicional. Já no sentido contrário, ao embarcar no VLT, serão debitados do cartão o valor de R$ 3,80, e no ônibus metropolitano será cobrado apenas a diferença da tarifa.

Já para a integração com as linhas municipais de Santos e São Vicente, porém, ainda não há data certa. O presidente da EMTU afirmou que a ampliação do serviço nas duas cidades está em processo, mas que ainda não há algo definido. A previsão é que até outubro as parcerias ocorram.

Dois dias depois do lançamento do cartão BR Card, o governador Geraldo Alckmin esteve em Santos para outra inauguração do VLT: o Centro Operacional de Controle. São nove consoles para o controle da operação dosveículos, dos sistemas de energia, movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e segurança das estações e vias, além de um painel sinóptico.

Obras do VLT
Com início em abril de 2015, a operação do VLT da Baixada Santista conta hoje com nove estações das 15 previstas no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos. Ainda neste mês começa a operação comercial da 10ª estação, a Bernardino de Campos, em Santos. A previsão é que em outubro todo o trecho de 11 quilômetros de extensão da primeira fase esteja concluído.

Já em relação à segunda fase – que ligará o terminal da Conselheiro Nébias até o Valongo, a EMTU aguarda a emissão da licença ambiental prévia pela Cestesb para a publicação do edital de contratação de obras que devem ter início ainda no segundo semestre deste ano.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.