Integração do VLT com linhas de ônibus metropolitanas começa neste domingo (19) | Boqnews

Transporte

19 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Integração do VLT com linhas de ônibus metropolitanas começa neste domingo (19)

Parceria com linhas municipais, porém, ainda não tem data para começar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir deste domingo (19), começa a integração de 37 linhas intermunicipais ao sistema VLT. A data foi anunciada na última segunda-feira (13) pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, junto com o lançamento do cartão BR Card.

Com a conexão dos dois sistemas, gerenciados pela EMTU e operados pelo Consórcio BR Mobilidade, os passageiros serão cobrados por apenas uma tarifa, em um intervalo de uma hora. Ao embarcar no ônibus será debitada no cartão do usuário a tarifa da linha utilizada, e na integração com o VLT não será recolhido valor adicional. Já no sentido contrário, ao embarcar no VLT, serão debitados do cartão o valor de R$ 3,80, e no ônibus metropolitano será cobrado apenas a diferença da tarifa.

Já para a integração com as linhas municipais de Santos e São Vicente, porém, ainda não há data certa. O presidente da EMTU afirmou que a ampliação do serviço nas duas cidades está em processo, mas que ainda não há algo definido. A previsão é que até outubro as parcerias ocorram.

Dois dias depois do lançamento do cartão BR Card, o governador Geraldo Alckmin esteve em Santos para outra inauguração do VLT: o Centro Operacional de Controle. São nove consoles para o controle da operação dosveículos, dos sistemas de energia, movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e segurança das estações e vias, além de um painel sinóptico.

Obras do VLT
Com início em abril de 2015, a operação do VLT da Baixada Santista conta hoje com nove estações das 15 previstas no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos. Ainda neste mês começa a operação comercial da 10ª estação, a Bernardino de Campos, em Santos. A previsão é que em outubro todo o trecho de 11 quilômetros de extensão da primeira fase esteja concluído.

Já em relação à segunda fase – que ligará o terminal da Conselheiro Nébias até o Valongo, a EMTU aguarda a emissão da licença ambiental prévia pela Cestesb para a publicação do edital de contratação de obras que devem ter início ainda no segundo semestre deste ano.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.