O inverno astronômico começa oficialmente nesta quinta-feira (20) e de acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, o inverno climático não vai se fazer valer na Baixada Santista.
Isso porque, passará uma frente fria fraca, mas ela influenciará pouco na região e deve diminuir um pouco a temperatura desse “veranico”.
Bonafim informa que está chegando o invernico. Contudo, o frio deve ser mais forte a partir do dia 10 de julho, quando começa a entrar as primeiras massas de ar polar mais fortes.
“Esse inverno não deverá ser como inverno do ano passado quente e nem tão frio como foram em 2021 e 2022, anos regidos pelo fenômeno climático La Niña”.
Ele disse que a La Niña deve ter seus impactos no final do inverno e começo da primavera. “Esse é o inverno de La Nada, uma brincadeira quando não se tem El Niño e nem La Niña. A La Niña está se formando”.
O climatologista aborda que os fenômenos climáticos não se formam rapidamente, pois demora certo tempo para a temperatura da água do mar se transmitir para a atmosfera.
Portanto, a temperatura da superfície do Oceano Pacífico está dentro da média, nem acima e nem abaixo, sendo o “La Nada”.
Chuvas
Ele ainda afirma que o que se espera é chuva fina de inverno, como todo ano acontece e que não se tem uma estação seca definida no inverno da Baixada Santista e em nenhuma parte do litoral.
Além disso, poderão ocorrer chuvas volumosas, pontuais e fortes em alguns momentos, pois a temperatura da água do Oceano Atlântico está acima da média.
“Conforme as massas de ar vão chegando, para final de julho e agosto começa a ficar mais frio e temos a previsão daqueles nevoeiros que podem parar o Porto de Santos por algumas horas”.
Assim como, ciclones extratropicais são comuns nestas épocas e poderá haver algumas ressacas.
Sendo assim, para setembro deve começar a La Niña, com temperaturas amenas.
Confira o vídeo abaixo do climatologista Rodolfo Bonafim:
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.