Funcionários da Poupafarma convivem com salário e FGTS atrasados | Boqnews
Fachada da Poupafarma em Santos. Foto: Nando Santos

Mais lojas fechadas

08 DE FEVEREIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Funcionários da Poupafarma convivem com salário e FGTS atrasados

Pelo menos 500 trabalhadores na Baixada Santista estão sem receber salários do grupo. Depósito do FGTS também está atrasado há seis meses.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A exemplo das lojas da Poupafarma, outros estabelecimentos do grupo Investfarma também fecharam as portas desde a última segunda (6).

Além disso, colaboradores do grupo convivem com atrasos nos salários de janeiro – que eram para ter sido pagos ontem – além de falta de pagamentos do FGTS desde o segundo semestre do ano passado.

O grupo também é proprietário das redes Estação (com 2 unidades em São Bernardo do Campo e 2 em Ribeirão Pires)  e Drogaria Marcelo, com 6 lojas na cidade de Itatiba, no interior paulista.

O Boqnews contatou unidades de ambas as lojas físicas e confirmou o fechamento.

Além disso, o grupo também é dono da Farmadelivery, voltada para vendas on line sendo sua última aquisição, além da distribuidora de medicamentos Dissim.

Esta, por sua vez, continua funcionando para entregas on line.

Quanto às lojas físicas, vizinhos aos estabelecimentos confirmaram os fechamentos das unidades Estação, por exemplo.

Assim como ocorreu com as lojas do Poupafarma.

Já na rede de drogarias Marcelo, uma mensagem telefônica informa que as lojas estão fechadas para ‘reorganização’.

Aliás, o mesmo conteúdo, aliás, divulgado nos cartazes quando do fechamento da Poupafarma.

Além disso, a empresa teve seu site normalizado.

Teor do comunicado colocado nas lojas. Foto: Nando Santos

Carro-chefe

Aliás, as lojas da Poupafarma são o carro-chefe do grupo Investfarma, especializado na compra de farmácias, que oficialmente está à frente do negócio, conforme explica em seu site.

São 83 lojas distribuídas em 31 cidades do Estado de São Paulo, sendo 35 filiais nas nove cidades da Baixada Santista e 16 delas em Santos, onde o grupo nasceu – fruto da antiga Iporanga.

Na Grande São Paulo, a empresa está presente na Capital, São Bernardo do Campo, Diadema, Cotia, entre outras cidades.

Por sua vez, no interior, Campinas, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, entre outras unidades.

Ao todo, 2 mil pessoas trabalham diretamente nas unidades da Poupafarma, entre as lojas, administrativo e distribuição.

Já a rede Estação nasceu em 1977 em Ribeirão Pires, onde hoje encontram-se duas unidades. Outras duas ficam em São Bernardo do Campo.

Além disso, a drogaria Marcelo emprega 180 colaboradores e conta com laboratório de manipulação que realizava 15 mil procedimentos/mês.

Stratus

No entanto, em 2019, o grupo Stratus – de investimentos – adquiriu a Investfarma, por valor não divulgado

Isso ocorreu um ano após a InvestFarma-  formada em 2018 – ter surgido para consolidação de empresas no varejo farmacêutico.

Porém, no seu site, a Investfarma informa ser uma empresa estruturada para desenvolver uma plataforma específica de consolidação no setor de varejo farmacêutico, com estrutura profissionalizada e modelo diferenciado de gestão.

No entanto, no site da Stratus não há qualquer menção da Investfarma.

Além disso, a empresa está no comado da BBM Logística, Maestro Frotas, Credicorp Serviços Corporativos.

Além do Cinesystems, na área de entretenimento – que conta com unidade em Praia Grande.

Dessa forma, mensagem recebida pelos funcionários no mês passado. No entanto, a surpresa veio nesta semana…

 

…quando os colaboradores foram informados que não havia perspectiva de pagamento dos salários neste mês.

Sem receber

Dessa maneira, após as reportagens do Boqnews sobre o fechamento das unidades do Poupafarma, colaboradores da empresa se manifestaram sobre a situação.

Temendo represálias, eles preferem o anonimato, mas revelam sua indignação com a situação.

Salários atrasados, FGTS sem creditar desde agosto/setembro do ano passado, corte de benefícios nos últimos meses são alguns exemplos do estão vivendo quase 2 mil pessoas apenas da Poupafarma, além de seus familiares.

Estima-se que somente na Baixada Santista 500 pessoas estejam vivenciando o o drama da insegurança sobre seu futuro profissional.

“Desde outubro passado, a empresa vem apresentando problemas de pagamento, agravando a situação em novembro/dezembro quando já não estávamos recebendo o ticket alimentação”, salienta um colaborador, com quase uma década de casa.

“Em janeiro, a situação ficou ainda pior, com vale transporte semanal, sem ticket, corte no adiantamento (dia 20) pela metade”, disse.

“Recebemos e-mail falando que não teríamos pagamento no quinto dia útil e não teria previsão de quando será pago”, desabafou.

O colaborador explica que está sem receber desde 20 de dezembro e o abono salarial referente ao dissídio também não ocorreu.

Dessa forma, no site da Caixa, com base no CNPJ da empresa, a informação é que os dados existentes impedem a comprovação automática da regularidade do empregador perante o FGTS.

Por sua vez, no histórico do empregador, a última data de validade encerrou em 1/4/2021.

O documento é o comprovante da parte patronal sobre o pagamento do FGTS a qual o trabalhador tem direito.

Assim, funcionários podem consultar saldo e depósitos no aplicativo da Caixa. Foto: Divulgação

Caixa

Em nota, a Caixa informa que os trabalhadores podem verificar os depósitos realizados em sua conta de FGTS e demais movimentações por meio de consulta no App FGTS.

Ele está disponível gratuitamente nas lojas para Android e IOS, ou nas agências da CAIXA.

Por sua vez, a tela principal do App FGTS apresenta na opção “Meu FGTS” o saldo das contas referente aos dois contratos de trabalho mais recentes e, para ver todas contas, o trabalhador pode clicar na opção “Ver todas as suas contas”.

Assim, caso o trabalhador perceba que o depósito não está sendo efetuado em sua conta de FGTS, o trabalhador deve procurar a Delegacia Regional do Trabalho – DRT.

O Ministério do Trabalho e Emprego responde pela fiscalização.

Mais informações sobre o FGTS podem ser obtidas nos sites: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx e https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx

 

Empresa

Assim, o grupo Investfarma limita-se a enviar conteúdos internos.

À imprensa, esta foi a resposta dada até o momento (o Boqnews solicitou informações sobre o futuro dos funcionários e previsão dos pagamentos atrasados, mas não obteve resposta).

Segue a nota

“A Poupafarma iniciou a implantação de um projeto de readequação de sistemas e do modelo de abastecimento, a partir de um diagnóstico operacional realizado com apoio de consultoria especializada.

Desse trabalho o grupo pretende evoluir num sistema multicanal, com forte ação das plataformas digitais desenvolvidas nos últimos dois anos.

A plataforma de lojas fisicas está sendo reavaliada e parte delas pode ser negociada ou evoluir num contexto de franquias regionais.

O mês de fevereiro representará uma período importante dessa transição da estrutura de lojas, que não devem abrir nas próximas semanas.

O grupo espera atrair novos parceiros de investimento em breve, apesar da crise de financiamentos do setor de varejo desde o início do ano e das altas taxas de juros.

Nesse contexto de transformação, o grupo pretende reafirmar seu compromisso de atuar sempre com transparência e esclarece que continua trabalhando forte para preservar os colaboradores nessa transição, e também para o constante aperfeiçoamento no atendimento aos clientes”.

 

Leia mais

Confira outras matérias sobre o assunto

Reabertura de lojas é incerta

Nascida em Santos, Poupafarma tem unidades fechadas

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.