Vence nesta quarta-feira (21) o prazo para proprietários de veículos com placa final 8 pagarem o IPVA 2026 em São Paulo. Nesta data, é possível quitar o imposto em cota única com 3% de desconto ou realizar o pagamento da primeira parcela. É fundamental respeitar o calendário para garantir o abatimento ou viabilizar o parcelamento.
O contribuinte consulta o valor em toda a rede bancária informando o número do Renavam, ou acessa diretamente o portal da Sefaz-SP, utilizando o Renavam e a placa do veículo. Dessa maneira, o pagamento segue o calendário do final da placa, e o cidadão escolhe entre quitar à vista com 3% de desconto ou parcelar em até cinco vezes, conforme o valor devido.
Portanto, o pagamento em parcela única com desconto de 3% vale para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares, caminhões e caminhões-tratores.
Assim como no ano passado, a fim de facilitar o pagamento do contribuinte que opta pelo parcelamento do tributo, a Sefaz-SP definiu todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 8, por exemplo, tem vencimento em 21 de janeiro, 21 de fevereiro, 21 de março, 21 de abril e 21 de maio. Portanto, caso o vencimento ocorra em finais de semana ou feriados, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.
A Sefaz-SP reforça que as páginas verdadeiras para informações do IPVA 2026 estão no domínio “sp.gov.br”. Não caia em golpes. Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelos canais do Fale Conosco.
Quanto vou pagar
As alíquotas do imposto no estado de São Paulo para veículos particulares novos e usados continuam as mesmas do ano passado: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras
Para saber o valor venal do veículo o proprietário pode consultar o Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Sefaz-SP.
O valor do imposto a ser pago pode ser consultado diretamente pelo Internet Banking, no caixa eletrônico do banco ou na página da Sefaz-SP, mediante a apresentação do número do Renavam.
Parcelamento
O contribuinte pode parcelar o IPVA em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que o valor total do imposto atinja ou supere 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps). Para 2026, a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo fixou a Ufesp em R$ 38,42. Caso o valor seja inferior ao limite, o sistema permite o parcelamento em apenas quatro ou três vezes.
A tabela de pagamento para proprietários de veículos de carga é diferente. Aliás, o contribuinte pode pagar o imposto, sem desconto, até 22 de abril, ou parcelar o valor em até cinco vezes com vencimento todo dia 20.
Como pagar
Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).
No estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, sendo mais rápido, fácil e confirmado imediatamente. Após gerar o QR code exclusivamente no site da Sefaz-SP, o cidadão pode efetuar o pagamento em mais de 900 instituições financeiras. Essa modalidade beneficia especialmente quem utiliza contas digitais e não possui vínculo com grandes bancos.
Entretanto, as tradicionais formas de pagamento estão mantidas. Assim, é possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Atraso no pagamento
Ou seja, o contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Contudo, permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa. Além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar à Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
Licenciamento
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.
Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.