O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) e a Sala de Situação da Baixada Santista alertam para a previsão de mar agitado e maré elevada entre domingo (4) e segunda-feira (5) na Baía de Santos e na orla das demais cidades da região.
De acordo com os modelos numéricos, as ondas de sul-sudeste podem ultrapassar 2,6 metros de altura significativa no domingo, enquanto o nível do mar pode chegar a 1,9 metro na orla e 2,0 metros no interior do estuário, abrangendo Santos, São Vicente e Cubatão. O pico da maré está previsto para segunda-feira (5), às 3h, representando um aumento de até 60 centímetros em relação à tábua de marés.
Atualmente, sensores da Praticagem de São Paulo registram 1,1 metro de altura significativa das ondas na Baía de Santos. O maior valor observado no dia anterior foi de 1,91 metro.
Estados de atenção e alerta
Conforme os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras do Estado de São Paulo e do Município de Santos, a orla da Baixada Santista permanece em estado de atenção, devido à previsão de ondas entre 2,0 e 3,0 metros e nível do mar entre 1,8 e 2,0 metros.
Já no interior do estuário, o cenário é de alerta, com previsão de nível do mar acima de 2,0 metros.
Caso as previsões se confirmem, há risco elevado de inundações costeiras durante a maré alta, além de alagamentos, especialmente se houver chuva associada.
Chuva e instabilidade
A Defesa Civil de Santos informa que, a partir desta quinta-feira (1º), aumentam as chances de pancadas de chuva típicas de verão, principalmente no período da tarde e início da noite, com possibilidade de chuvas fortes, raios e volume elevado. A instabilidade deve persistir entre sábado (3) e domingo (4), com a passagem de uma frente fria.
Os órgãos reforçam que as informações baseiam-se em modelos de previsão e estão sujeitos a alterações. A Marinha do Brasil divulga exclusivamente as condições oficiais de navegação e mar.
Mais detalhes por município estão disponíveis no site da Sala de Situação da Baixada Santista.