Os registros, feitos pelo fotógrafo Juan Luco (falecido em 1964), chegaram ao Museu em 23 de outubro — justamente na data de aniversário do eterno camisa 10. As imagens foram entregues pelo jornalista e produtor chileno Rubén Martinez Molina, que trabalha na produção do documentário 1.100 fotografias de um mundial impossível.
Nesta quarta-feira (19), o Museu Pelé celebra o Dia do Rei com uma programação especial. A data, instituída nacionalmente em 2024, homenageia o legado do ídolo mundial e relembra 19 de novembro de 1969, quando o maior jogador de todos os tempos marcou seu milésimo gol. A iniciativa oferece ao público a chance de conhecer mais da trajetória do eterno camisa 10, com entrada gratuita.
Dessa maneira, a nova edição da exposição Tecendo Histórias: As camisas do Rei Pelé, que conta a trajetória do jogador através das réplicas das camisetas usadas em diferentes momentos da sua carreira. Assim, as peças são doações e se tornaram parte do acervo oficial. A mostra fica no terceiro piso e pode ser visitada durante o horário regular de funcionamento do museu.
Visita para todos
Aliás, a visita é indicada para públicos de todas as idades, especialmente para quem aprecia futebol, além de, pesquisadores, escolas e turistas interessados em revisitar a trajetória do Rei Pelé.
“Trata-se de uma homenagem emocionante e cuidadosamente elaborada ao ídolo. A mostra reúne um acervo raro e valioso de camisas — inclusive uma utilizada por Pelé como goleiro em uma partida. Todas foram doadas por admiradores que desejam compartilhar essas histórias com o público”, explica a coordenadora de Projetos do Museu Pelé, Claudia Toledo.
Dessa maneira, a nova edição de Tecendo Histórias: As camisas do Rei Pelé amplia a primeira mostra com peças inéditas. Além de diferentes uniformes usados pelo Rei no Santos FC, o público poderá ver modelos do Vasco, Flamengo e Fluminense — utilizados em amistosos —, além de camisas da seleção brasileira e do Cosmos, de Nova Iorque, tanto da estreia quanto da despedida do jogador.
Demais atrações
Contudo, a programação também inclui visitas guiadas à sala dedicada ao Rei, ao espaço que celebra o milésimo gol e ao auditório, onde será exibida a imagem histórica do lance. Já no Foyer, o público poderá conferir murais com fotos inéditas de Pelé na Copa de 1962, no Chile.
Bonde Pelé
Além disso, o Bonde Pelé também circulará nesta quarta-feira, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 7, pagos em dinheiro ou pix.
Durante o trajeto, os passageiros assistem a dois vídeos especiais: um sobre a trajetória de Pelé e outro sobre o Museu Pelé. Toda a identidade visual externa do bonde destaca os principais feitos do maior jogador de todos os tempos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.