A construção da nova UME Irmã Dolores, no bairro Vila Nova, entra na fase final e será concluída em outubro. O prédio, localizado na Rua Bittencourt, 316, vai abrigar 174 crianças de até 3 anos a partir do ano letivo de 2026. Atualmente, a escola atende 73 alunos.
Com 1.800 m², a nova unidade atenderá turmas do Berçário I ao Maternal I e contará com estrutura moderna, segura, acessível e climatizada. O projeto foi desenvolvido pela Prodesan e está sendo executado pela empresa Ponto Forte Construções e Empreendimentos, vencedora da licitação. O investimento é de R$ 9,2 milhões, com recursos da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Estrutura moderna, acessível e segura
A nova escola contará com três pavimentos e espaços adequados para atendimento infantil, lazer e atividades pedagógicas. A secretária municipal de Obras e Edificações, Larissa Oliveira Cordeiro, afirma que 90% da obra já foi concluída.
Além disso, o segundo piso está com forro de gesso, iluminação e pintura finalizados. No primeiro andar, a instalação elétrica está em andamento, assim como a pintura e os elementos vazados (cobogós), que permitem ventilação e luz natural. No térreo, seguem os trabalhos de esquadrias, pintura e acabamento do piso lateral, atualmente ocupado por andaimes.
O playground receberá piso emborrachado e cobertura com estrutura metálica e policarbonato.
Ambientes completos para o desenvolvimento infantil
O novo prédio terá nove salas com espaços integrados de banho e troca — seis para o berçário e três para o Maternal I. O térreo vai abrigar lactário, sala de amamentação, cozinha, refeitório, pátio coberto, playground, jardim, salas administrativas e sanitários acessíveis.
Contudo, no primeiro pavimento, haverá brinquedoteca, ateliê, sala multiúso, sala dos professores, coordenação e banheiros. Já o segundo andar será exclusivo para a área administrativa, com copa, lavanderia, sala de reunião e almoxarifado.
Sem impacto nas aulas atuais
A construção acontece em um novo endereço, o que permite manter as aulas regulares da UME Irmã Maria Dolores em funcionamento. As crianças seguem frequentando provisoriamente a UME Colégio Santista até a inauguração da nova unidade.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.