Parque Ecológico recebe guaxinim e quatro araras | Boqnews

Cidades

03 DE SETEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Parque Ecológico recebe guaxinim e quatro araras

O Parque Ecológico de Mongaguá ganhou novos “moradores”, um guaxinim e quatro araras. Os animais foram encaminhados pelo Ibama. Segundo Marco Belmonte, médico veterinário, duas araras tiveram o tendão de suas asas cortados. “Os animais estão sendo tratados e duas delas já estão expostas ao público. O procedimento é típico de traficantes de animais para […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}


O Parque Ecológico de Mongaguá ganhou novos “moradores”, um guaxinim e quatro araras. Os animais foram encaminhados pelo Ibama. Segundo Marco Belmonte, médico veterinário, duas araras tiveram o tendão de suas asas cortados. “Os animais estão sendo tratados e duas delas já estão expostas ao público. O procedimento é típico de traficantes de animais para impossibilitar o vôo. Felizmente, elas foram resgatadas”, disse o veterinário.


Outro novo habitante do parque é um Guaxinim ou Mão-Pelada, uma mistura de raposa com urso, um animal muito gracioso e esperto, típico da Mata Atlântica. O animal foi atacado por cachorros, em uma cidade próxima, teve algumas lesões, mas já está se recuperando. Em breve também estará em exposição.
Este ano, o Parque Ecológico de Mongaguá recebeu dois tucanos e quatro sagüis, sendo dois sagüis-do-tufo-branco. A prefeitura está construindo um recinto para abrigar jacarés-do-papo-amarelo.


O biólogo Daniel Bortone e o veterinário Marco Belmonte também já cuidaram de pingüins, trazidos por correntes marinhas às praias do município. “Os animais chegam extremamente magros e fracos, e recebem cuidados de técnicos, estagiários e tratadores”, ressaltou Daniel Bortone.


Localizado à beira-mar, em Agenor de Campos, numa área de 5.700 m², o Parque Turístico possui viveiros, lagos artificiais, aquários e recinto para exposições, cursos e palestras.


No viveiro interativo, de aproximadamente 450m², foram colocados casais de pássaros, de faisões e um casal albino de pavões. Há também um amplo salão de aquários, com 12 tanques em funcionamento. Entre as atrações, destacam-se as moréias.


O Pavilhão da Natureza abriga mostruários de areias do litoral brasileiro, conchas, corais, fósseis, pedras, sementes da flora brasileira e alguns animais conservados. O espaço é utilizado para o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental, em conjunto com o Departamento Municipal de Educação.


Educação Ambiental – Com a volta às aulas, também foram retomadas as atividades de Educação Ambiental, desenvolvida pelos Departamentos de Educação e Meio Ambiente. Até o final do ano, cerca de cinco mil alunos das escolas municipais visitarão o parque. Os alunos aprendem sobre animais silvestres, tráfico de animais, preservação da Mata Atlântica, uso racional da água, reciclagem de lixo, entre outros temas.


Serviço: Parque Ecológico – Avenida Mário Covas Júnior, Agenor de Campos. Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. Entrada franca. Telefone: 3446-1505.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.