Petrochef garante recursos para o Restaurante-Escola e cursos de capacitação | Boqnews
Investimentos vão garantir apoio aos moradores de áreas centrais de Santos com cursos gratuitos. Além disso, novos equipamentos adquiridos compõem espaço dentro do campus da Universidade Católica de Santos, além da reforma do Restaurante-Escola no Valongo. Foto: Henrique Teixeira/PMS

Projeto social

10 DE SETEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Petrochef garante recursos para o Restaurante-Escola e cursos de capacitação

Além da reforma do Restaurante-Escola também serão ofertados cursos com prioridade para mulheres e a população negra dos bairros do Valongo, Centro, Saboó, Morro da Penha, Morro do São Bento e Morro do Pacheco.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Boa notícia para a qualificação de jovens de Santos.

O  Restaurante-Escola Estação Bistrô de Santos (Valongo) vai mudar.

Mas, calma…

A reforma no centenário imóvel ocorrerá graças à parceria firmada entre a Universidade Católica de Santos (Unisantos) e a Petrobras.

Por meio do Projeto PetroChef – Capacitação Profissional em Alimentos e Bebidas.

O anúncio ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), na Unisantos.

Com a reforma, o novo espaço vai fortalecer a formação prática de alunos e participantes da nova parceria, oferecendo uma estrutura moderna, com equipamentos de alta tecnologia e alinhada às exigências do mercado.

O Bistrô, que já é referência de ensino e serviço à comunidade e turistas desde 2012, numa parceria entre Prefeitura de Santos e Unisantos, passa agora a ser também um pilar do PetroChef.

Assim, contribuirá para a capacitação de 1.400 jovens (18 a 29 anos) e adultos (30 a 59 anos).

Aliás, com prioridade para mulheres e a população negra dos bairros do Valongo, Centro, Saboó, Morro da Penha, Morro do São Bento e Morro do Pacheco.

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, comemorou a iniciativa e também ressaltou a importância da parceria para Santos.

“Esta nova parceria da Unisantos traz, não só a reforma do nosso equipamento, que vai ficar mais moderno e é um grande atrativo turístico, localizado numa área importante de Santos, porém, o mais importante disso tudo é o caráter social do programa, que capacita as pessoas de baixa renda, proporcionando a inserção desse público no mercado de trabalho”, diz.

“É um passo importante para a nossa economia, turismo, empreendedorismo e para a inclusão social da nossa cidade”, completa.

Reitor da UniSantos, Marcos Medina, e representantes da Petrobras falaram sobre o projeto de impacto social para moradores de áreas vulneráveis no Centro de Santos. Foto: Henrique Teixeira/PMS

Nova parceria

A Petrobras, em parceria com a Universidade Católica de Santos (Unisantos), lançou o PetroChef – Projeto de Capacitação Profissional em Alimentos e Bebidas.

Assim, a proposta já nasce com a meta de formar 1.400 jovens e adultos para o mercado de trabalho.

A apresentação do programa contou com a entrega do Laboratório de Gastronomia e Nutrição, na sede da Unisantos (Vila Mathias).

Aliás, com estrutura usada em aulas práticas e cursos gratuitos.

Ela priorizará mulheres e pessoas negras dos bairros do Valongo, Centro, Saboó, Morro da Penha, Morro do São Bento e Morro do Pacheco.

O investimento da Petrobras é de R$ 9 milhões, valor que também garante a reforma do Restaurante-Escola Estação Bistrô, localizado no Valongo.

Assim, o espaço é mantido em parceria entre a Prefeitura de Santos e a Unisantos desde 2012.

Para o reitor da Unisantos, Marcos Medina Leite, a iniciativa reforça o papel da universidade no desenvolvimento regional, abrindo portas para centenas de famílias, fortalecendo a economia criativa da Baixada Santista.

“Quero ressaltar que começamos esse programa com a Prefeitura de Santos em 2012 e hoje a Unisantos entrega à Cidade o novo Laboratório de Gastronomia e Nutrição, fruto da parceria com a Petrobras”, explica.

“Este espaço vai capacitar 1.400 jovens e adultos para o mercado de trabalho, com prioridade para mulheres e a população negra de bairros que precisam dessa oportunidade”, acrescenta

“Além de promover a reforma do Restaurante-Escola Bistrô, onde também ocorrerão as aulas. Mais do que formar profissionais, estamos abrindo caminhos de inclusão e transformação social”, finaliza.

Curso

Com previsão de início imediato das aulas, do dia 15 de setembro 2025 a 2 de dezembro de 2027 serão contempladas mais de 60 turmas nos seguintes cursos.

  • Qualificação em serviços de alimentos e bebidas;
  • Formação de ajudante de cozinha;
  • Formação de cozinheiro profissional,
  • Formação de cozinheiro para coletividade;
  • Capacitação em higiene e manipulação de alimentos para ambulantes;
  • Aceleradora de Empreendedorismo em alimentos e bebidas.

Os selecionados, além da gratuidade dos cursos, irão receber bolsa-auxílio durante a formação, estimulando assim a adesão ao programa.

As aulas ocorrerão no Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da Unisantos (Vila Mathias).

Também no Restaurante-Escola Estação Bistrô (Valongo) e na Capela Nossa Senhora Aparecida (Saboó).

Informações e inscrições aqui

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.