Em preparação para o início da operação comercial da segunda linha do Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo, na Região Central de Santos, a Prefeitura reuniu os comerciantes das vias que fazem parte do trajeto para tratar de demandas do setor.
Sendo assim, a principal envolve vagas para os serviços de carga e descarga no entorno.
A equipe técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) analisou as necessidades apresentadas pelos donos dos comércios. Assim como, apresentou, em reunião realizada na segunda-feira (24), as devolutivas para pleitos previamente encaminhados.
Foram estudadas alternativas para comércios instalados em vias como a Amador Bueno, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, Campos Mello, entre outras.
Ao longo do itinerário, existem estabelecimentos diferentes, com características e demandas distintas.
O trabalho dos técnicos da CET está em encontrar soluções capazes de atender as necessidades dos comerciantes, dentro das possibilidades viáveis. Também foi observado que todas as vagas de carga de descarga são de uso coletivo e utilizadas pelo comércio em geral.
O presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, destacou que o objetivo do contato direto com os comerciantes é tentar minimizar o impacto para o setor. Segundo ele, mesmo quando o modal estiver circulando comercialmente, a categoria terá sempre interlocução com a companhia, gestora do trânsito na Cidade. “Vamos fazer os ajustes que forem possíveis, sem prejuízo ao viário”.
Mais mobilidade
Em implantação pelo Governo do Estado, a segunda fase do VLT contempla terá 12 estações, com oito quilômetros de extensão.
Desse modo, a partir da Av. Conselheiro Nébias ligara a área intermediária da Cidade ao bairro Valongo, passando por ruas como Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Visconde do Embaré, Amador Bueno, entre outras. No trajeto, passará por locais de interesse público como o Mercado Municipal, o Poupatempo, o Terminal do Valongo e a Rodoviária.
Além disso, com a ampliação da linha até o Centro e a maior integração com o sistema de ônibus, o VLT será o grande exemplo da mobilidade urbana.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.