
A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h
(Foto: PMS/Secor/Isabela Carrari)
Munícipes interessados em abrir um negócio contam agora com a Sala do Empreendedor, espaço da prefeitura inaugurado na última segunda-feira (2) na Rua João Pessoa, 132.
A unidade, focada na agilidade para o registro empresarial, está prevista no Estatuto do Empreendedor Santista, estabelecido pela lei complementar 820, de 26 de dezembro.
A estimativa é de que a média de tempo de abertura de uma empresa seja de 30 dias em casos de MEI (Microempreendedor Individual), ME (microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte), autônomos e profissionais liberais em atividades de baixo risco.
A média nacional para abertura de empresas é de cinco meses.
“A Sala do Empreendedor faz parte de uma série de ações que têm o objetivo de trazer respostas mais rápidas para quem quer abrir sua empresa; é um instrumento criado para desburocratizar o acesso do empreendedor no início do seu negócio”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, durante a inauguração.
Para cumprir a agilidade, a unidade conta com infraestrutura específica, pessoal capacitado, interatividade com repartições públicas, além de serviços de liberação de licenças.
O atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.
“Vim saber se é viável abrir minha empresa na cidade. Espero que a Sala possa melhorar as condições de atendimento para facilitar a nossa vida”. José Carlos Prada, empresário.
Objetivos
– Agilidade no licenciamento
– Qualidade no atendimento
– Segurança jurídica para começar um negócio
– Interação entre o poder público e quem quer empreender
– Possibilidade de capacitação empresarial
– Processos administrativos reavaliados pelos sistema de organização e métodos
Serviços à disposição
– Análise de viabilidade do empreendimento
– Informações sobre abertura
– Pronta análise documental dos processos
– Protocolo
– Autorizações de notas fiscais
– Rapidez na liberação das licenças de MEI, autônomos e liberais