A formação de um ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria, resultará em ventos intensos, maré alta e ondas elevadas entre segunda (12) e terça-feira (13) em Santos.
O alerta é da Defesa Civil, com informações do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. Além disso, também há possibilidade de chuvas neste período.
Assim, a partir da tarde de segunda-feira, o mar ficará agitado, com ondas que poderão ultrapassar dois metros de altura e maré de até 1,7 metro, com tendência a passar de 1,8 metro na tarde de terça-feira, representando aumento de, ao menos, 30 centímetros em relação à tábua de marés.
“A combinação de maré alta com ondas elevadas pode provocar ressaca. Já tivemos uma há menos de duas semanas. Essa época do ano, entre março, abril e maio, é a mais comum para esse evento devido a sistemas meteorológicos que influenciam a região”, explica o meteorologista da Defesa Civil, Franco Cassol.
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção.
Alagamentos
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos pontuais na Cidade devido à ação conjugada de ondas e maré, que pode ser agravada com pancadas de chuva. No entanto, segundo a Defesa Civil, são esperados poucos impactos nas estruturas urbanas costeiras.