
ETA Cubatão precisou de intervenções para evitar que o derramamento de óleo chegasse à corrente que abastece Santos, São Vicente e Cubatão. (Foto: Divulgação)
A produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão foi normalizada durante a tarde desta quarta-feira (23), após vazamento de óleo da Transpetro, no Rio Cubatão, na noite de ontem (22). A ocorrência forçou a redução temporária no volume de água tratada pelo sistema.
A medida foi tomada preventivamente e acabou reduzindo a pressão do fornecimento às cidades de Santos, São Vicente e Cubatão. Por este motivo, a companhia solicitou aos moradores dos municípios envolvidos que utilizassem de forma moderada a água armazenada nos reservatórios internos (caixas d’água), para que não sentissem os reflexos no consumo interno das residências.
Com a normalização na produção da ETA, o fornecimento já está sendo retomado gradativamente aos bairros e a distribuição deve se restabelecer totalmente durante a madrugada desta quinta-feira (24).
Técnicos da companhia seguem monitorando a situação do rio em conjunto com a CETESB e a empresa responsável pelo vazamento.
Emergências pelos números da Central de Atendimento 24 horas – 195 ou 0800 055 0195. A ligação é gratuita.
Como foi
Um vazamento de óleo afetou parte do Rio Cubatão durante a noite da terça-feira (22). O material, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb), é proveniente do Terminal da Petrobras, Transpetro, localizado às margens do manancial, que fornece água à Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. Em nota, a Sabesp explicou que, por conta do ocorrido, precisou reduzir preventivamente a produção de água no sistema.
A medida foi tomada para preservar a qualidade da água distribuída à população e a integridade dos equipamentos da estação, que é responsável por quase 50% da água produzida na região.
Barreiras absorventes foram instaladas logo após a ocorrência para que o produto não se alastrasse e técnicos da companhia passaram a monitorar a situação do rio.