A paixão pela educação é combustível para a professora Márcia Carfer, instrutora de formação profissional e professora dos ensinos médio e técnico do Centro Paula Souza, que, no último sábado (8), iniciou, com o apoio da Coordenadoria Municipal da Juventude de São Vicente, um projeto de curso preparatório intensivo de inserção aos programas de aprendizados, voltados a jovens de 14 a 22 anos, algo pioneiro na Baixada Santista.
Com duas turmas, uma na área continental e outra na insular vicentina, a primeira aula contou com a presença de 36 alunos e a Coordenadora Municipal da Juventude de São Vicente, Geovana Albuquerque, que iniciou a sua trajetória profissional como aprendiz e contou sobre a sua caminhada aos alunos e pais presentes.
“Eu também consegui mudar a minha vida através da educação, através do primeiro emprego, que é muito importante, muda a nossa mente, muda nossa maturidade, nossa visão de mundo”, disse Geovana em sua fala.
Contribuição
Com o intuito de contribuir com a formação profissional dos jovens no município, proporcionados o ingresso ao primeiro emprego, o preparatório conta com os serviços voluntários dos Figura 1: A Coordenadora Municipal da Juventude de São Vicente, Geovana Albuquerque, esteve na aula inaugural do projeto, a convite da idealizadora do projeto, Márcia Carfer, professores Alessandra Souza e Alexandre Neuburg, além da própria Márcia, idealizadora do projeto.
“O projeto é de quem, de fato, acredita que ele é de verdade. Muita gente fala que acredita, mas eu acredito nas coisas que eu não vejo. Eu já enxergava esse projeto como uma coisa muito grandiosa par a cidade. Não quero parar no grupo número um”, disse a instrutora.
Com carga de 80 horas, o curso acontecerá semanalmente, aos sábados, das 8h às 17h, com intervalo de uma hora, entre 12h às 13h.
O encerramento, com entrega dos certificados aos jovens, está prevista para o dia 17 de julho. Além do apoio institucional da Coordenadoria Municipal da Juventude, o programa conta com o auxílio do 39º Batalhão da Polícia Militar, Will Gráfica, Destak´s Formaturas, Associação Comercial de São Vicente, Cemitério Metropolitano, Sociedade de Melhoramentos dos Moradores do Distrito de Samaritá, Panificadora Custódia, Instituto Família Chegados, advogada Marystella Carfer, cirurgião dentista Dr. Juliano Yukawa e bombeiro Salomão Júnior, que contribuíram com o fornecimento de materiais, infraestrutura, alimentação, conhecimento técnico, entre outras coisas