O projeto Santos Sustentável foi um dos 29 escolhidos no nível nacional para participar da mesa redonda de investidores do C40 World Mayor Summit, evento que discutiu ações climáticas com prefeituras do mundo inteiro no Rio de Janeiro, entre terça (4) e quarta-feira (5).
Sendo assim, as iniciativas selecionadas englobam ações guiadas pelos critérios das SBN (Soluções Baseadas na Natureza), ou seja, estratégias que protegem ou recuperam a natureza visando o enfrentamento de problemas socioambientais.
Santos foi representada pelos secretários de Governo, Fábio Ferraz, e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Glaucus Farinello. Durante a apresentação, foram ressaltadas iniciativas como a Acupuntura Verde, que visa a substituição de espaços concretados ociosos por canteiros e jardins. É previsto que a estratégia renda à Cidade cerca de 50.000 M² de áreas verdes, o que representa um ganho de 1,25%.
Investimento
O evento ocorre em preparação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que inicia nesta segunda-feira (10), em Belém (Pará).
Portanto, a organização foi da rede C40, formada por 97 cidades ao redor do mundo, que visa mobilizar municípios na luta contra as mudanças climáticas.
“Essa é uma grande oportunidade de dar visibilidade para as nossas ações ambientais, com foco em investidores interessados, sendo, evidentemente, um passo importante para a captação de recursos. Além disso, pudemos fazer um intercâmbio muito proveitoso de experiências com outros municípios e organizações”, explica Fábio Ferraz.
Santos Sustentável
Lançado em março, o Santos Sustentável tem a meta de transformar 200 mil m² de áreas de asfalto em áreas verdes em um prazo estimado de 10 anos. Portanto, sendo os primeiros doze meses focados na leitura do território e implantação de projetos piloto.
O primeiro destes pilotos foi fruto de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) com a Loja Assaí Atacadista, localizada na esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério. O local recebeu 194 mudas e, junto com as 58 árvores já existentes no local, passou a contar com um total de 252. Dessa maneira, um aumento de 334%, todas nativas e frutíferas.
Aliás, a meta é que, em quatro anos, sejam plantadas 10 mil novas árvores na Cidade. O projeto ainda engloba ações de educação ambiental, mobilidade sustentável, planejamento e execução de vias e edifícios verdes, inventário arbóreo e replantios em áreas degradadas.
Parque Palafitas
Também na preparação para a COP30, o prefeito Rogério Santos participou, na quarta-feira (5), do Summit Agenda SP + Verde, realizado na Capital Paulista. Durante o painel Territórios em Mudança: O Papel dos Municípios na Resiliência Climática, ele apresentou a regeneração ambiental promovida pelo projeto Parque Palafitas. Desse modo, que já é visível em áreas de mangue que receberam as intervenções.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.