Alunos da rede municipal de Santos estão vivenciando uma nova forma de aprender sobre o Porto de Santos. O projeto Educação Portuária combina contação de histórias com tecnologia para explicar o funcionamento do maior porto da América Latina.
A proposta traz atividades interativas e informativas. Com a participação da contadora de histórias Camila Genaro, os alunos conhecem a história do porto, os tipos de carga movimentados, os terminais e os impactos positivos e negativos da atividade portuária.
Após a introdução com histórias, os estudantes fazem uma visita virtual ao Porto de Santos, usando óculos de realidade virtual. O vídeo 3D, criado pela produtora Release Eletrônico, simula uma viagem pelo canal do estuário, como se o aluno estivesse na cabine de um navio.
Além disso, os participantes recebem cartilhas educativas, e os professores terão acesso a uma apostila complementar para continuar o tema em sala de aula.
-
Logística portuária
Ao final do projeto, acontece um concurso cultural com duas categorias: texto e imagem. Os melhores trabalhos terão a premiação com tablets.
Contudo, o jornalista Marco Santana, diretor da Marco Zero Conteúdo, destaca que o objetivo é ter a informação qualificada sobre a relação entre o porto e a cidade.
“O Porto de Santos movimenta a economia da região, mas muitos moradores não conhecem sua estrutura, tipos de carga ou os desafios ambientais e sociais”, explica Santana.
Porém, o projeto também aborda os impactos ambientais e sociais da atividade portuária, além do papel da Autoridade Portuária de Santos, responsável pela gestão do complexo.
Parcerias e realização
O projeto Educação Portuária terá a realização pela Marco Zero Conteúdo, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. Conta ainda com apoio da Prefeitura de Santos, Extecil Santos e Self Logística.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.