Projeto vai mostrar Porto de Santos a estudantes usando óculos virtuais 3D | Boqnews

Educação

01 DE SETEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto vai mostrar Porto de Santos a estudantes usando óculos virtuais 3D

Óculos virtuais 3D mostram detalhadamente tudo que ocorre no cais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Desvendar e aproximar o maior Porto da América Latina do aprendizado dos alunos da rede municipal de Santos. Este é o objetivo do projeto de Educação Portuária, lançado nesta segunda-feira (1º) no Núcleo de Jornada Ampliada Marapé.

Os estudantes terão contato com a realidade e o dia a dia portuário por meio de contação de histórias e usando óculos virtuais com tecnologia 3D, mostrando detalhadamente tudo que ocorre no cais. Trata-se de conteúdo exclusivo desenvolvido pela produtora Release Eletrônico, que permite conhecer todos os terminais, acompanhar a movimentação de cargas e até entrar no canal do estuário como se estivesse a bordo de um navio, na cabine do capitão.

O Educação Portuária será desenvolvido com cerca de 1 mil alunos de dez escolas de ensino fundamental. Desse modo, levando a alunos e professores informações qualificadas sobre a relação Porto-Cidade, a história, os tipos de cargas, os terminais, os impactos positivos e negativos e as oportunidades de trabalho. De forma lúdica e dinâmica, os conteúdos também serão apresentados pela contadora de histórias Camila Genaro e materiais didáticos exclusivos, como cartilha ilustrada para os estudantes e apostila para os educadores.

Ao final do projeto, ocorrerá um concurso cultural de texto e imagem, premiando os melhores trabalhos com tablets.

Foto: Carla Oliveira

O lançamento teve a participação de Camila Genaro que, por meio de contação de história, abordou o tema. “Costumo dizer que os contos dizem sem dizer. Então, quando a gente conta uma história, aproxima a nossa humanidade. E, quando conta uma história do Porto, faz essa aproximação e isso traz pertencimento”.

Para o jornalista e coordenador do projeto, Marco Santana, da Marco Zero Conteúdo, muito se fala da relação Porto-cidade. Mas, infelizmente, uma parte da nossa população não conhece com profundidade o maior Porto da América Latina, que é mola propulsora do desenvolvimento da região, gera emprego, renda e tributos. “O objetivo é estreitar a relação Porto-cidade e proporcionar aos estudantes que conheçam as cargas, os terminais, os impactos positivos e negativos, o papel fundamental da Autoridade Portuária de Santos. A partir desse conhecimento, as crianças vão poder agir como multiplicadores da informação”.

Lucilene Costa, chefe da Seção de Projetos Educacionais (Seproje), da Secretaria da Educação (Seduc), afirmou que projeto tem grande importância. “Eles podem, também, vislumbrar a possibilidade de trabalhar dentro do porto, entendendo a relação com o mundo”.

Desse modo, os alunos da UME Ayrton Senna, Lorena Feitoza de Melo, 12 anos, e Kauê Nunes Pereira, 13 anos, tiveram o primeiro contato com os óculos 3D. Eles se impressionaram ao conhecer a estrutura do porto, mesmo sem sair do auditório. “A gente quase nem tem possibilidade de ir lá, e eu quero saber o que a gente exporta pelo nosso porto”, disse Lorena.

“Conheci as estruturas e vi os trabalhos dos funcionários. Eu gostaria de saber mais sobre exportação e acho que nessa aula vamos aprender isso também”, explicou Kauê.

Além disso, o projeto é uma realização da Marco Zero Conteúdo, tem patrocínio da Autoridade Portuária de Santos e apoio da Prefeitura de Santos, Extecil Santos e Self Logística.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.