A revitalização do Monumento de Tomie Ohtake, no Novo Quebra-Mar (José Menino), está na fase final. A pintura e os últimos reparos na escultura devem ser concluídos até o próximo dia 20.
Sendo assim, marcando a entrega de uma intervenção que alia preservação do patrimônio, segurança e valorização urbana.
A principal inovação desta obra foi a implantação do espelho d’água, desenvolvido com bacia impermeabilizada que assegura a correta retenção da lâmina d’água. O revestimento interno em tom branco amplia o efeito de reflexão da escultura, reforçando a valorização estética do conjunto. Já no entorno, a preservação do piso em mosaico português mantém a identidade paisagística da orla e promove a integração do monumento ao espaço urbano.
Mais do que um recurso visual, o espelho d’água compõe uma intervenção urbana de caráter funcional, preventivo e estético. A estrutura contribui para a proteção da obra ao criar uma barreira física que dificulta o acesso direto à escultura, além de prevenir danos e reduzir riscos, uma vez que o uso inadequado vinha ocasionando desgaste da pintura, corrosão da estrutura metálica e possibilidade de acidentes.
Intervenções
Na parte civil, os trabalhos começaram com a escavação e preparação do terreno, incluindo nivelamento e rebaixamento do solo no entorno imediato da escultura.
Portanto, a etapa permitiu a conformação da bacia do novo espelho d’água, com serviços de contenção de solo e preparo do leito.
Em seguida foi construída uma bacia impermeabilizada ao redor do monumento, com 67,25 m², destinada à lâmina d’água. Para garantir integração visual e funcional com o passeio público, o piso em mosaico português foi estendido no entorno do espelho d’água.
Já a parte hidráulica contemplou a implantação dos sistemas de captação, circulação e escoamento, para assegurar que não haja estagnação, infiltrações ou alagamentos no piso adjacente.
“Os trabalhos reforçam a valorização estética do monumento e consolidam ainda mais o espaço como cartão-postal da Cidade, além de promover a requalificação do entorno, tornando-o mais organizado, seguro e atrativo para moradores e turistas”, destacou o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos. As intervenções na escultura e na área ao redor receberam investimento total de R$ 180 mil.
Referência abstrata
A escultura vermelha e abstrata de Tomie Ohtake é um dos marcos visuais da orla de Santos, visível tanto por terra quanto por mar, sendo apreciada por passageiros e tripulantes de navios.
Dessa forma, com 20 metros de comprimento e 15 de altura, a obra em aço tornou-se referência na paisagem urbana.
Inaugurada em junho de 2008, a escultura foi apresentada durante as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa.
Além disso, a obra integra o parque projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, inaugurado em 2009, que reúne jardins, áreas verdes, espaços de lazer, estrutura para esportes e equipamentos voltados ao surfe, fazendo do Novo Quebra-Mar uma importante área de convivência e turismo da Cidade.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.