Rio Pilões completa 115 anos de abastecimento à população | Boqnews
Foto: Divulgação

Baixada Santista

10 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Rio Pilões completa 115 anos de abastecimento à população

Em Cubatão, rio foi o primeiro manancial da Baixada a ter as águas captadas e encaminhadas por tubulações até as residências

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em 10 de outubro de 1899 inaugurava-se o sistema de abastecimento que fornecia água à cidade de Santos por meio de tubulações para distribuir às residências o líquido captado no rio Pilões, em Cubatão.

Para ter ideia de como funcionava antes, está documentado que em 1846 a cidade de Santos recebia Dom Pedro II para inaugurar o chafariz no Largo da Coroação para abastecimento público. E antes mesmo desta intervenção urbana, abastecia-se em nascentes, principalmente nas encostas dos morros, como as fontes do Itororó e São Bento.

Pilões abasteceu Santos sem qualquer alteração até 1930. A operação pertencia à empresa canadense The City of Santos Improvements Company Limited. Em 1936 houve uma reforma neste sistema para construção de uma estação de tratamento de água de método convencional.

Em 1975, a Sabesp assume os serviços de saneamento na Baixada Santista e em 1991 realiza outra grande obra que, praticamente, construiu uma nova estação, com a substituição de equipamentos utilizados no tratamento e reforma de decantadores e filtros. Desta data em diante, o Sistema Produtor de Água Pilões passou por inúmeras melhorias, principalmente para modernização e automação, até se transformar na atual estação de tratamento de água que hoje abastece a cidade de Cubatão.

Já a cidade de Santos, desde 1968, passou a ser abastecida pelas águas do Rio Cubatão, que passam por tratamento na maior estação de todo interior e litoral de São Paulo – a ETA Cubatão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.