A UME Leonor Mendes de Barros (Gonzaga) está sendo remodelada. As melhorias na infraestrutura abrangem reforma geral, implantação de 100% de acessibilidade e climatização e aumento de 25% na área construída, que passará de 1.400m² para 1.750m².
Gerenciada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), a reforma geral e ampliação da UME Leonor representa um investimento de R$ 4.956.610,79.
Desse modo, os recursos são do Município, por meio da pasta de Educação (Seduc). A obra começou em agosto e deve ter conclusão em 18 meses, ou seja, em fevereiro de 2026.
Além disso, a escola, que completou 82 anos de atividades em outubro, atende 225 alunos de Educação Infantil (Maternal II, Jardim e Pré-Escola), na Praça Fernandes Pacheco.
Fundação e alvenaria
Os trabalhos na UME Leonor começaram pelo prédio de ampliação. Trata-se de edificação térrea, com 347m², composto por três salas e conjunto de sanitários acessíveis e de sanitários infantis.
Dessa forma, houve a concretagem da fundação e a infraestrutura de esgoto. Na sequência foram levantadas as paredes e concretados os pilares. “Depois disso serão trocados os gradis e começará a pintura da fachada”, afirma o arquiteto Roger Guerra, da Seobe. “Os próximos serviços programados são o telhado e a instalação das esquadrias”.
Além disso, em paralelo vêm sendo instalados os novos alambrados e gradis sobre o muro da escola. Quando esse serviço terminar, todo o muro receberá nova pintura, assim como as fachadas. A escola ocupa toda a praça e conta com 3.698m² de área externa.
Melhorias
A obra envolve a troca completa da cobertura, ampliação de salas de aula e ateliê de artes, pintura geral e substituição de portas, esquadrias, gradis e portões; reforma completa da cozinha, adequações de acessibilidade (corrimão, sinalização tátil, sanitário PCD, rampas), sinalização e comunicação tátil e visual.
Portanto, os serviços contemplam também a reforma das salas (pintura, forro, iluminação) e climatização. Serão construídos novos banheiros, refeitório e playground.
Além da modernização da escola e reforma geral e ampliação de salas de aula, o projeto engloba um serviço muito importante que é a atualização da edificação para os métodos construtivos atuais com adequações de acessibilidade tanto na edificação como na piscina.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.