Referência nas discussões portuárias, Santos Brasil Export retorna em agosto | Boqnews

Porto em pauta

22 DE MARÇO DE 2021

Referência nas discussões portuárias, Santos Brasil Export retorna em agosto

Idealizado pela Una Marketing, o Santos Brasil Export será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, provavelmente em Guarujá.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

SEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, anunciou uma série de eventos ligados ao tema, inclusive a retomada do Santos Brasil Export. Foto: Carla Nascimento

 

Após dois anos, o Santos Brasil Export, referência nas discussões sobre o setor portuário do maior porto da América Latina, será retomado.

E já conta com data confirmada.

Ele ocorrerá nos dias 23 a 24 de agosto, provavelmente em Guarujá.

“O Porto de Santos tem suas peculiaridades e merece um fórum específico”, salientou Julião.

Cita, por exemplo, a discussão quase secular entre a ligação seca entre Santos e Guarujá, algo exclusivo do cais santista.

O evento se somará a outras ações a serem desenvolvidas pela Una Marketing e Eventos, responsável pelo Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e InfraEstrutura Portuária, que será realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, dentro das comemorações da criação do Ministério da Infraestrutura.

Este foi um dos anúncios do CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião.

Ele participou da edição desta segunda (22) da edição do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, apresentado pelo jornalista Francisco La Scala.

Julião explicou que os cinco fóruns regionais (por regiões brasileiras) ocorrerão a partir do final de junho, julho e agosto, finalizando com o fórum santista.

 

 

Fórum Brasil Export 2021

Um mês depois, entre os dias 28 e 29 de setembro, acontecerá o Fórum Brasil Export 2021.

Antes, porém, já está agendada a missão – que deveria ser realizada em 2020, mas em razão da pandemia não pode ocorrer – a portos de Portugal.

Por sua vez, as visitas técnicas referentes ao evento deste ano ocorrerão em novembro em Dubai, nos Emirados Árabes, quando o Brasil terá uma data especial para mostrar seu potencial, evento, aliás, que poderá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Julião destacou que os temas centrais a serem abordados nos fóruns deste ano passarão por um tripé de tópicos: desestatização, modal ferroviário e investimentos em infraestrutura e acessos.

 

Alerta

O CEO também comentou sobre a expansão de outros portos espalhados pelo País e revelou que investimentos estão sendo realizados em várias localidades.

“Todos os portos estão crescendo. Não é mais possível achar que Santos está com hegemonia plena, pois se houverem investimentos em estrutura em portos do Norte e Nordeste, o fluxo de cargas poderá mudar”, alerta.

 

 

Além disso, Julião criticou a localização  – apesar dos elogios à infraestrutura – do novo Centro de Convenções, construído na Ponta da Praia, assim como ocorre com o terminal de passageiros do Concais.

“A partir do momento que você leva para uma região central – que hoje está morrendo – um novo terminal e um centro de convenções para o Centro, tal iniciativa teria um impacto para revitalizar aquela região da Cidade”, salientou.

Além disso, Julião também lamentou a ausência de um calendário regional de atrativos para oferecer aos turistas.

“A região precisa pensar de forma coletiva. A partir do momento que a Baixada Santista entender que o turismo de negócios viabiliza a parte hoteleira e gera renda e empregos, nós passaremos para outro patamar”, enfatiza.

Ou seja, independente da cidade onde o evento ocorre na Baixada Santista, o consumo de produtos será regional.

“A discussão onde ocorrerá será irrelevante. O que importa é o objetivo comum”, enfatizou. “A região metropolitana, infelizmente, só existe no nome”.

 

Confira o programa completo

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.