Santos inicia obras de ampliação em cemitério | Boqnews
Foto: Divulgação

saboó

20 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Santos inicia obras de ampliação em cemitério

Trabalhos abrangem a demolição de 461 jazigos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de modernizar a estrutura da necrópole do Saboó, a Prefeitura de Santos deu início, na última semana, às obras de revitalização do jazigo 29 do Cemitério da Filosofia.

A intervenção prevê a demolição parcial e a ampliação do espaço, aumentando a capacidade de sepultamento e aprimorando a qualidade do atendimento à população. A obra terá duração de três meses.

Realizados pela Coordenadoria de Cemitérios, da Secretaria das Prefeituras Regionais, os trabalhos abrangem a demolição de 461 jazigos, totalizando cerca de 250 metros de jazigos lineares. A operação conta com quatro funcionários e duas retroescavadeiras mobilizadas no canteiro.

Após a conclusão da demolição e limpeza da área, haverá a elaboração de um projeto executivo para a reconstrução do jazigo 29. Dessa maneira, com acréscimo de carneiras (gavetas), garantindo melhores condições de sepultamento e organização do espaço. Ao final de todas as etapas, a necrópole passará a oferecer mais funcionalidade e segurança para os usuários.

Segundo a coordenadora da Cocem, Elen Miranda, o espaço vinha sendo tratado como prioridade. “Este local sempre demandou uma atenção especial por ser uma das áreas mais baixas do cemitério, situada cerca de um metro abaixo do nível da rua. A ausência de drenagem fazia com que, em períodos de chuvas intensas, a água chegasse a atingir a altura do terceiro jazigo, causando transtornos e riscos estruturais”.

Após a conclusão da limpeza, será aberto novo processo administrativo para viabilizar a implantação de um sistema de drenagem. “Fundamental para resolver definitivamente o problema. Além disso, também estão previstos novos espaços para sepultamento, ampliando a capacidade e melhorando o atendimento à população”.

Em relação às transferências, aproximadamente 200 sepulturas perpétuas foram realocadas para os jazigos 101 e 102, estruturas mais recentes, concluídas entre 2020 e 2021. “Estes jazigos oferecem melhores condições estruturais, garantindo respeito às famílias e organização durante a execução das obras”, conclui Elen Miranda.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.