Santos preparou ampla programação para o Dia de Finados (2 de novembro), que deve atrair cerca de 30 mil visitantes aos três cemitérios municipais – Areia Branca, Filosofia e Paquetá. As atividades incluem homenagens, celebrações religiosas e ações de acolhimento ao público, além do extenso trabalho de manutenção e limpeza.
Os cemitérios funcionarão ininterruptamente das 7h às 17h, com atendimento administrativo para informações, localização de sepultados e outros serviços. Todas as ações são realizadas pela Coordenadoria de Cemitérios (Cocem), vinculada à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
Preparação
Antecedendo a data, foi realizada força-tarefa de zeladoria nos cemitérios, com apoio das Prefeituras Regionais da Zona Noroeste e do Centro Histórico, da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) e da empresa Terra Santos, responsável pela limpeza do entorno.
Ou seja, as equipes realizaram serviços de raspagem, pintura, caiação, poda e remoção de árvores, roçagem do mato e lavagem dos pisos das áreas internas, garantindo espaços limpos, seguros e acolhedores para a visitação.
Assim, a mobilização reuniu cerca de 150 colaboradores, entre servidores municipais, terceirizados, reeducandos, integrantes do Projeto Fênix e profissionais da Terra Santos.
Saúde e prevenção
Dessa maneira, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), vistorias preventivas foram realizadas para identificação de focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana). As ações contemplaram a nebulização dos três cemitérios, assegurando um ambiente livre de riscos à saúde pública.
Durante o feriado, equipes estarão de plantão, promovendo ações educativas e orientações sobre prevenção de doenças relacionadas ao vetor.
Homenagens
Como forma de acolhimento e expressão de afeto, a Cocem promoverá o Varal de Sentimentos, espaço simbólico onde os visitantes poderão deixar mensagens e homenagens aos entes queridos sepultados.
Além disso, missas e momentos de oração ocorrerão ao longo do dia, conduzidos por padres e representantes de diversas paróquias da Cidade (confira programação abaixo).
Aliás, durante os intervalos entre as celebrações, haverá ações de evangelização, orações, distribuição de publicações e acolhimento aos visitantes, promovidas pela Associação Bíblica e Cultural de Santos.
Ou seja, para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, a programação incluirá apresentações musicais ao vivo nos três cemitérios, com repertório variado de músicas populares, em homenagem às famílias e aos entes queridos.
“O Dia de Finados é uma data de profunda simbologia e reflexão, e nosso compromisso é oferecer aos visitantes um ambiente de respeito, serenidade e acolhimento. Mobilizamos dezenas de profissionais para que tudo esteja preparado, com limpeza, segurança e conforto, valorizando a memória dos entes queridos”, concluiu a coordenadora da Cocem, Elen Miranda.
Programação
Cemitério Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima, s/n)
8h30 – Padre Renan Mascarenhas (Seminário São José)
10h30 – Padre Vagner Argolo (Paróquia Sagrada Família)
15h – Padre Paulo Vitor da Silva (Paróquia Santa Margarida Maria)
Cemitério Filosofia (Praça Ruy de Lugo Viña s/n – Saboó)
8h – Padre Luis Alfonso Betancourt Cerquera (Paróquia São Tiago Apóstolo)
10h – Bispo Dom Joaquim Mol (Bispo Coadjutor)
12h – Padre Thiago Miranda (Paróquia São João Batista)
14h – Padre Denilson de Freitas da Silva (Paróquia Jesus Crucificado)
16h – Padre Renan Mascarenhas (Seminário São José)
Cemitério Paquetá (R. Dr. Cochrane – Paquetá)
8h – Bispo Dom Joaquim Mol (Bispo Coadjutor) e Padre José Myalil Paul (Catedral Nossa Senhora do Rosário)
10h – Padre José Francisco Greco (Catedral Nossa Senhora do Rosário)
Atrações musicais
Cemitérios
Areia Branca – Viviane Davoglio e Beatriz Rocha e Silva
Filosofia – Bheto Alves e Cláudio Trompete
Paquetá – Roberto Bendas e Toninho Six
Operação no entorno dos cemitérios
Assim, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) ativa esquema especial de monitoramento e ordenamento do trânsito nas áreas próximas aos cemitérios, domingo. A partir do sábado (1º), haverá postos com agentes de para o apoio à travessia de pedestres nos acessos às necrópoles.
No domingo, a operação será intensificada e terá mais agentes em campo, visando também orientar o fluxo de veículos. Aliás, no bairro do Saboó, região do Cemitério da Filosofia, a atuação ocorrerá das 7h às 18h, com os profissionais posicionados na Praça Ruy de Lugo Viña e na Avenida Martins Fontes (junto à mesma praça, em ambos os sentidos). Entre 7h e 19h, será permitido o estacionamento na via local (sentido Centro) da Martins Fontes, no trecho entre as ruas Ilhabela e Professora Maria Neuza Cunha.
Entretanto, na Zona Noroeste o posto operacional funcionará nas imediações do Cemitério da Areia Branca, no cruzamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Domingos José Martins.
Já no entorno do Cemitério do Paquetá, agentes estarão presentes das 8h às 18h para orientar motoristas e pedestres. Excepcionalmente, será autorizado o estacionamento sobre a linha do VLT na Rua Dr. Cochrane, a fim de ampliar a oferta de vagas.
A CET também manterá operação especial na área do Memorial Necrópole Ecumênica, no Marapé. Todo o esquema para o Dia de Finados contará com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM).
Linhas municipais
Portanto, para facilitar o deslocamento da população, no domingo, as linhas 10 e 17 do transporte público municipal terão o itinerário estendido até o Terminal do Valongo, onde os passageiros poderão integrar com ônibus que circulam próximos aos cemitérios.
Por sua vez, as linhas 7 e 77 seguirão até o Memorial Necrópole Ecumênica.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.
