A Secretaria de Educação de Santos (Seduc) sediou, na segunda-feira (15), a Rota do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada a apoiar municípios na alfabetização infantil.
Sendo assim, o evento contou com a participação de representantes de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Cubatão, Mongaguá e Peruíbe. Assim como, teve ainda uma apresentação cultural dos alunos da Escola Estadual Barnabé (Centro).
Durante a programação, houve a apresentação de dados e resultados de aprendizagem de cada município, com base nos indicadores do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), SARESPINHO e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que compõem o Índice de Excelência Educacional (IEE).
Aliás, a secretária-adjunta de Educação do Estado, Márcia Bernardes, destacou a importância destes indicadores. “Hoje o indicador é o nosso farol, é o que nos indica como está a Educação nos municípios”, ressaltando seu papel na orientação de políticas públicas e estratégias pedagógicas.
Pesquisas pedagógicas
Também houve a apresentação de propostas de pesquisas pedagógicas. Portanto, que deverão ser desenvolvidas e concluídas nas semanas anteriores à avaliação do SARESP, que ocorrerá em novembro deste ano. O objetivo é fortalecer estratégias existentes, analisar pontos críticos e construir planos de ação, promovendo avanços consistentes na alfabetização dos estudantes.
Para a secretária de Educação de Santos, Audrey Kleys, “o encontro reforça a troca de experiências entre municípios e o compromisso regional com a alfabetização de crianças na idade certa”.
Além disso, a Rota ICA integra o programa Alfabetiza Juntos SP. Dessa maneira, que inclui formação continuada de professores, uso de plataformas digitais como Elefante Letrado e Matific. E distribuição de material didático padronizado, garantindo avanços consistentes na leitura e escrita.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.