A interdição parcial da Avenida Eng. Sérgio da Costa Matte, trecho da via perimetral da margem direita do Porto de Santos, terminou na última segunda-feira (1), após pouco mais de suas semanas.
Com isso, o trânsito volta a ser normalizado no local.
Desde o dia 12 de novembro último a avenida, no trecho que fica junto à bacia do mercado, no bairro Paquetá, em Santos, estava com apenas uma faixa de rolamento. Portanto, o que causava morosidade no trânsito.
Desse modo, o objetivo era reposicionar a ciclovia e a calçada de pedestres, devido à construção de passarela de pedestres sobre a ferrovia.
Aliás, a nova travessia aérea será entregue ainda nesta primeira quinzena de dezembro.
Caminho seguro e confortável
Agora, pedestres e ciclistas contam com um caminho mais seguro e confortável naquele trecho. Trabalhadores dos terminais da região e usuários das catraias que atravessam de Santos para Vicente de Carvalho (Guarujá), nos atracadouros que ficam na bacia do mercado e no cais, já podem usar a faixa de pedestres, com semáforo e radar para maior segurança. E os motoristas e motociclistas com duas faixas de rolamento, num trecho com velocidade máxima de 60 km/h.
Esta é a quinta passarela de pedestres a ser entregue pelo Porto de Santos no atual período, como parte da cessão da ferrovia interna e da política da Autoridade Portuária de Santos (APS) de integração e fomento à relação Porto-Cidade.
Dessa forma, a via é uma contrapartida prevista no contrato entre a APS e a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-FIPS). A passarela se inicia na via perimetral, transpõe as vias férreas e termina junto ao Rio dos Soldados, conhecido como canal do mercado, num percurso de aproximadamente 300 metros. O investimento é de cerca de R$ 17 milhões.
Além disso, a nova passarela irá garantir a segurança das pessoas que necessitam cruzar as vias férreas no acesso ao transporte de catraias nos dias em que há impossibilidade de navegação pelo canal devido à maré alta. Servirá, igualmente, para o acesso aos terminais portuários localizados na região.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.