Um desfile de encher os olhos e de opções para todos os gostos que vão de peixes a frutos do mar. Quer saber onde? O Mercado de Peixes de Santos (Avenida Mário Covas Júnior, 3.050, Ponta da Praia) é o endereço certo para santistas e turistas que buscam ingredientes frescos e saudáveis para o réveillon. E, dizem os permissionários, para quem busca sorte no ano que chega.
O camarão está em primeiro lugar no ranking dos preferidos de quem chega ao equipamento, mas o polvo e o salmão vêm se destacando na lista dos queridinhos. “É o que mais está saindo. Estou pegando mais ou menos umas cinco caixas de salmão por dia, que vai dar uns 150 quilos, por exemplo. Normalmente este montante sairia em uma semana”, conta a permissionária Ana Maria de Andrade.
Seectur
Conforme cálculos da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), o local recebe em média 300 pessoas por dia e são vendidas cerca de 10 toneladas de pescado. Mas a tradição é tão forte que o movimento já está intenso e a expectativa é de vendas 20% maiores, apostam os donos de boxes.
“Acho que devo chegar a 1,5 tonelada. Vamos superar as vendas do ano passado em uns 20%. O Natal já foi um bom termômetro”, diz Luis Saturno de Lima, um dos animados permissionários do Mercado de Peixes na manhã desta quarta-feira. Ele diz que os peixes para assar também têm grande procura nesta época. “A tainha, o salmão, o cambucu e o próprio camarão, que é campeão de venda, são muito pedidos aqui”.
A explicação, segundo ele, é que todo mundo busca por sorte no novo ano. “É tradição comer peixe nesta época, né? O povo carrega ainda esta tradição porque o peixe anda para frente, como falam. Ele só vai, não volta”, ensina.
Como melhor é não arriscar, Luiz mantém o costume em casa. “Vou fazer uma tainhazinha assada acompanhada por um arrozinho à grega e vinagrete de lula. Daí é sorte para o ano todo”, brinca.
O aposentado Walter Teodósio dos Santos e a mulher, a psicopedagoga Sônia Regina Teodósio dos Santos, também seguem à risca a tradição. Tanto que o salmão será o prato principal da ‘virada’. E, por via das dúvidas, eles foram cedo ao Mercado garantir o prato da ceia. “Fizemos o ano passado, foi muito bem aceito e tivemos um ano maravilhoso. Espero que 2024 seja assim também. Por isso, vamos repetir”.
Ela criou até uma receita própria para turbinar as boas energias para o ano novo.
“Esse salmão eu vou fazer ao forno. Vou regar com azeite, cebolas e ervas. Coloco a batata pré-cozida, depois eu ponho o filé de salmão. Rego azeite, limão e ervas. Em cima, ponho cheddar pra ficar bem amarelinho e vou enfeitando com pimentões de várias cores. Fica muito bom, parece uma bacalhoada”, conta Sônia.
Já o representante de armador Luiz Schritr não planeja esperar 2024 para ter sorte ou saborear um prato especial. Ele vai preparar camarão para a família nesta quinta-feira (28). “Viajo muito. Então, para mim, todo dia é dia de festa. Eu aproveito os dias que tenho de folga e chamo meus filhos para passar comigo. É isso que faço. Comer bem é a satisfação do ser humano, né?”, analisa Luiz.
ESTRUTURA E EXPEDIENTE
O Mercado de Peixes é climatizado, oferece acessibilidade (inclusive nos sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino, e tem estacionamento com capacidade para 40 veículos.
O expediente de final de ano é o seguinte: até sábado (30), das 7h às 18h, e domingo (31), das 7h às 15h.
Fechado na segunda-feira (1º).