Representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan), criado pela Associação Comercial de Santos (ACS), entregaram oficialmente, segunda-feira (1º) no Paço Municipal, planos estratégicos voltados ao desenvolvimento do turismo e do Parque Tecnológico.
Os documentos são resultado de nove meses de pesquisas, entrevistas e análises conduzidas por especialistas a convite das duas instituições. Em quase 200 páginas, são apresentados diagnósticos aprofundados e ações organizadas em quatro planos estratégicos para o setor turístico, incluindo propostas de capacitação, integração entre segmentos, fortalecimento da imagem da Cidade e programas educativos voltados para estudantes, jovens e adultos.
Ao todo, 52 profissionais foram entrevistados para mapear demandas e identificar oportunidades de fortalecimento da atividade, considerada uma das principais fontes de arrecadação municipal – só perdendo para o Porto.
Tecnologia
O Parque Tecnológico de Santos recebeu um planejamento detalhado para os próximos anos. Desse modo, incluindo diretrizes de governança, captação de recursos, estruturação institucional e o desenvolvimento da incubadora de games. projeto que já subsidiou emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.
O prefeito Rogério Santos destacou a importância da parceria com a ACS e o Condesan para ampliar a capacidade de planejamento. “É um trabalho rico, longo e criterioso. Cabe ao Poder Público acompanhar e executar essas ações, transformando potencial em resultados para a população”, afirmou.
O chefe do Executivo também ressaltou o esforço para modernizar o modelo de gestão do Parque Tecnológico. Assim como, ampliar a projeção turística do Município para além da temporada de verão.
Futuro
Para o presidente da ACS, Mauro Sammarco, a entrega dos planos simboliza um passo decisivo para o futuro. “Temos estrutura técnica e disposição para contribuir. Esses documentos estão à disposição da Prefeitura para que possamos avançar juntos”, afirmou.
Além disso, os materiais serão estudados e podem servir de base para novas ações integradas entre a administração municipal, o setor produtivo e o ecossistema acadêmico. Portanto, com foco na geração de emprego, renda e inovação em Santos. Anteriormente, o Condesan já havia contribuído com um relatório de planejamento para a área da Educação.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.