A Medicina Ideal | Boqnews

Opiniões

29 DE MARÇO DE 2017

A Medicina Ideal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 “ Uma nova abordagem, chamada medicina integrativa, tem conquistado espaço em instituições de pesquisa, hospitais, unidades de saúde e consultórios médicos ao propor transformações nesse cenário fragmentado e nem sempre eficiente. Organizada como movimento dentro de universidades americanas de pesquisa a partir de meados dos anos 1970, uma de suas grandes inovações está numa mudança de paradigma: sai a doença como foco principal da atenção e entra o paciente inteiro – mente, corpo e espírito – no centro do cuidado. Parece simples, mas é um deslocamento gigantesco que modifica toda a prática médica, numa reação em cascata: o paciente é visto como agente responsável por sua melhora, a escolha de terapias se expande. Até mesmo o conceito da cura é ampliado, deixando de ser entendido apenas como ausência de doença, o que é bastante comum hoje em dia, para ser visto como o restabelecimento do bem-estar físico, mental e social – definição, aliás, da Organização Mundial da Saúde (OMS).Medicina Integrativa é a prática da medicina que enfatiza a cura e a saúde como um todo, utilizando todas as abordagens terapêuticas apropriadas.Combina, portanto, o conhecimento das disciplinas médicas convencionais com as terapias complementares, produzindo uma gama de ferramentas de administração da saúde, mantendo o paciente no foco do tratamento e multiplicando estratégias disponíveis.”

Eu li esta matéria e fiquei refletindo, essa é a medicina ideal, apesar dos nossos conselhos de classe ainda não aceitarem esse termo integrativo, mas é preciso rever os conceitos

“Fundamenta-se na abordagem holística: a compreensão do ser humano como um todo indivisível, focando na cura dentro de um contexto de vida, no qual se inclui o relacionamento interpessoal. enfim, é uma terapêutica centrada no paciente. Para você, esta visão pode ser familiar, mas no campo de atuação da terapêutica se amplia quando a compreendemos como integrativa: é a procura da integração do melhor da medicina científica ocidental com um entendimento mais amplo da natureza da doença, da cura e do bem-estar.”

A Homeopatia – é uma especialidade médica integrativa reconhecida pelo CFM e é Medicina. Hipnoterapia clínica, Acupuntura, Reiki ,  e tantas outras técnicas energéticas também são terapias que buscam o bem estar do todo.

A medicina integrativa propõe um resgate das práticas mais antigas sem negar os avanços da medicina convencional

Isso não quer dizer que um tratamento seja trocado pelo outro, mas, sim, que a combinação deles pode trazer benefícios reais para o paciente. A medicina integrativa não é a defesa de uma terapia complementar, mas sim a integração de vários esforços pensando no bem-estar do paciente.

Apesar de ainda haver relutância por parte de muitos médicos convencionais, a prática integrativa tem respaldo científico. O número de estudos sobre o tema cresceu 33% em cinco anos, de acordo com o banco de dados de publicações médicas Pubmed. Só em 2011 foram 514 artigos divulgados. Os cursos sobre o tema também têm aumentado: só nos Estados Unidos são mais de 3.800 cursos na área.

Em maio de 2006, uma portaria do Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC), normatizando a oferta de tratamentos complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). Pela norma, passaram a ser oferecidos acupuntura, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia. Atualmente, dados do Ministério da Saúde mostram que o SUS faz, em média, 385 mil procedimentos de acupuntura e mais de 300 mil de homeopatia por ano. A oferta desses serviços está disponível em cerca de 1.200 municípios.

Portanto eu vejo um grande avanço com a medicina integrando varias terapias conjuntamente com a medicina tradicional e sem conflitos e isso tudo buscando o bem estar e a cura mais ampla do paciente como um todo e não fragmentado.

Mais informações: www.clinicamauriciofreire.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.