A regulamentação da legislação que amplia a posse de armas de fogo no Brasil abre espaço para uma segunda etapa, mais arriscada: o porte de armas pelos ‘cidadãos do bem’, termo usado o presidente Jair Bolsonaro para justificar a assinatura do decreto.
Mas, a Bancada da Bala no Congresso promete pressionar o governo para conseguir este objetivo, cuja liberação é comum nos Estados Unidos.
Aqui não é EUA
Aos que defendem a maior circulação de armas como forma de defesa e cita aquele país como modelo esquecem de um detalhe importante: lá, ao contrário daqui, quem comete crime sabe que certamente responderá por ele.
Ao contrário do Brasil, onde o grau de apuração e elucidação é pífio.
Ou seja, mata-se muito (30 vezes mais que a média na Europa) e apura-se pouco.
Crimes sem punição
Até casos de destaque na mídia, como a do assassinato da vereadora Marielle Franco, ainda aguardam esclarecimento, passados mais de 10 meses do crime.
Falta de estrutura
Sem investimentos em políticas públicas, inclusive na segurança, a posse – e, principalmente, o porte das armas – farão do País um paraíso ainda maior para a impunidade.
Triste constatação.
Legado
Durante o lançamento do novo complexo turístico a ser implantado na Ponta da Praia, percorrendo a orla do Canal 6 ao Ferry Boat, incluindo a construção de um Centro de Atividades Turísticas, com mercado de peixes, centro de convenções e pavilhão de exposições, o diretor do grupo Mendes, Paulo Mendes, destacou a trajetória do pai, Armênio Mendes, falecido em outubro de 2017, e seu amor pela Cidade.
Esse fato motivou os filhos a investirem neste futuro equipamento.
Mudança de endereço
O grupo, em parceria com a prefeitura, estará à frente dos empreendimentos, sem custos ao Município.
Já o Mendes Convention será desativado quando o novo equipamento for entregue – a previsão é de 24 meses.
A sede do grupo irá para o Praiamar Corporate, mas o heliponto será mantido.
Novo líder
A partir de fevereiro, o ex-presidente da Câmara, Adilson Jr (PTB) será o novo líder do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na Câmara.
História revista
O jornalista e consultor econômico Rodolfo Amaral já iniciou os levantamentos para a elaboração de um livro que analisa verdades e mitos sobre Santos ao longo das últimas décadas.
Comemoração
Deputado estadual eleito, Kenny Mendes (PP) comemora a absolvição da acusação de falsidade ideológica a qual o Ministério Público Federal o acusava por portar duas certidões de nascimento do Brasil e Canadá.
O próprio MPF reconheceu que não houve dolo.
Algo estranho no mar…
Causa estranheza os problemas, em razão das filas intermináveis, que usuários do sistema de travessia de balsas entre Santos e Guarujá têm sofrido após a mudança da nova empresa que atua na prestação de serviços à Dersa.
Relembrando Tarquínio
Autor do livro Tarquínio – Começar de Novo, o jornalista Rafael Motta comanda o bate-papo sobre o político santista Esmeraldo Tarquínio a partir das 16 horas deste sábado (19), no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro).
O livro custa R$ 30.
Quem Responde?
Afinal…
até um passado recente, o médium João de Deus não era considerado um ‘cidadão de bem’ e hoje responde inquéritos por posse ilegal de armas, além de abuso sexual, entre outros crimes?
Frase
“Se todos nós dermos as mãos, quem sacará as armas?”
Bob Marley – músico jamaicano
Deixe um comentário