De saída
Silvio Costa Filho deixará o Ministério de Portos e Aeroportos em abril para disputar uma vaga no Senado pelo estado de Pernambuco. Sua saída já estimula especulações sobre o novo nome que será escolhido para pasta que, a depender de quem seja, poderá manter ou promover mudanças profundas no comando da Autoridade Portuária de Santos (APS).
De saída II
A preocupação é justificável. Em um momento em que o Porto de Santos bate recordes históricos sucessivos na movimentação de cargas, mudanças bruscas no rumo de direção da APS podem interromper a evolução da eficiência operacional introduzida pela atual gestão, colocando em risco a capacidade do complexo de atender a demanda crescente da logística nacional.
De saída III
No entanto, apesar da saída anunciada, o atual ministro não deixou de fazer uso do cargo para indicar o engenheiro Eduardo Lustoza como titular no Conselho Fiscal da APS, em substituição à Rebeca Caroline Fontoura da Silva Ferreira.
Relevância
O porto santista tem, cada vez mais, grande relevância na corrente comercial brasileira. Até dezembro de 2025, o complexo foi responsável por 29,6% de todas as transações comerciais do Brasil com o exterior (em valor US$ FOB), um aumento de 29,0% em relação a 2024.
O Primo tá on!
Um dos principais articuladores do partido Podemos na Baixada Santista, Leandro Chadad Maklouf, o “Primo Chadad”, aposta que sua legenda terá forte crescimento de representatividade na Região, com a possibilidade eleger representantes nas próximas eleições.
O Primo tá on! II
Ele acredita na aproximação cada vez maior da deputada federal Renata Abreu, presidente nacional da sigla, com as questões relacionadas à defesa de interesses da população da Baixada na Câmara Federal, ampliando sua presença local.
Disputa pelo Senado
A disputa por vagas no Senado nas próximas eleições prometem ser as mais acirradas. Isso porque, ao que tudo indica, a bandeira de campanha de muitos candidatos será a defesa da realização de processos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Vai melhorar
Cobrado pela presidente da Frente Parlamentar de Fiscalização da Sabesp, deputada estadual Solange Freitas (União Brasil), durante reunião recente realizada na Câmara de São Vicente, o ex-prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, garantiu que os problemas derivados da falta de água no final do ano na Baixada Santista não deverão se repetir no Carnaval.
Vai melhorar II
Papa, que hoje atua como assessor de Relações Institucionais da Sabesp, afirmou que os investimentos programados pela empresa para este ano irão proporcionar muitos melhorias às cidades da região.
Vai melhorar III
Também presente na reunião, o deputado estadual Caio França (PSB), ferrenho crítico do processo de privatização da Sabesp, demostra firme disposição de continuar cobrando as melhorias prometidas pela empresa.
Quem responde?
Qual o motivo…
do Supremo Tribunal Federal ter decretado sigilo total no caso envolvendo o Banco Master?
Deixe um comentário