DELETANDO OS FICHAS-SUJAS | Boqnews

Opiniões

21 DE JUNHO DE 2018

DELETANDO OS FICHAS-SUJAS

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“A política no país é pura decepção,
um escândalo abafa o outro e ninguém vai pra prisão
E a onda do momento é o maldito mensalão.
Estou vivendo estressado, quase louco alucinado,
pego duro no batente e todo mês eu sou roubado”

O Rap do Mensalão, do músico Gabriel, O Pensador, é umas das muitas e pertinentes canções de protesto que retratam os escândalos de corrupção envolvendo políticos nas últimas décadas, surgindo, cada vez mais, agora pelas mãos da operação Lava Jato.

Em meio a essa mancha história na política do Brasil, grande parcela da sociedade que se sente indignada pela imensa quantidade desses políticos – mesmo fichas-sujas, disputam eleições e, pasmem, com grandes chances de retornarem ou manterem seus nichos históricos – ainda acredita que o país pode virar essa página.

ALIADA
A eleição está aí. Época em que nós, eleitores, devemos ficar preocupados em conhecer melhor os candidatos. Porém, são tantas propagandas travestidas de notícia, fake news, que às vezes ficamos perdidos sobre de fato quais serão suas plataformas de governo, seus pensamentos sobre assuntos relevantes, seu passado e presente.

Muitos setores importantes da sociedade brasileira, que muitas vezes, e historicamente, pecaram por não se envolverem nesse processo de renovação política, começaram a mudar o seu perfil. Um exemplo foi dado durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que orientou os católicos a votarem em candidatos “ficha limpa” e a rejeição a postulantes que tentam se eleger para obter foro privilegiado.

E a tecnologia, assim como no futebol, que na Copa do Mundo deste ano na Rússia vem inovando em lances polêmicos com o árbitro de vídeo, é uma grande aliada nesse processo de higienização política que pretendemos fazer.

CAÔ

Um dos exemplos vem do Rio Grande do Sul, A ONG Pensamento.org está com uma vaquinha virtual para viabilizar a realização do Filtro Fact-checking, iniciativa que vai apurar a veracidade de discursos de candidatos ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano.

A iniciativa, segundo os organizadores, pretende acompanhar o trabalho dos candidatos gaúchos e verificar se o que eles dizem tem fundamento em dados confiáveis. “Acreditamos que informação de qualidade ajuda os cidadãos a tomarem melhores decisões.

Recentemente, um aplicativo desenvolvido pelo site Reclame Aqui, pretende usar a tecnologia chamada de Detector de Corrupção, de reconhecimento facial, para mostrar políticos com pendências na Justiça. Ele funciona apontando a câmera para o político ou enviando uma imagem do candidato.

Se você quer dar um basta nos candidatos caô-caô (mentiroso), permita-se buscar essas e outras várias ferramentas de checagem política. Um click seu vai ajudar a exterminar boa parte deles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.